MACKENZIE 2018

TEXTO

 

Escrever é um ato1não natural.2A palavra falada é mais velha do que nossa espécie, e o instinto para a linguagem permite que as crianças engatem em conversas articuladas anos antes de entrar numa escola. 3Mas a palavra escrita é uma invenção recente que não deixou marcas em nosso 4genoma e precisa ser adquirida 5mediante esforço ao longo da infância e depois.

        6A fala e a escrita diferem em seus mecanismos,7é claro, e essa é uma das razões pelas quais 8as crianças precisam lutar com a escrita: reproduzir os sons da língua com um lápis ou com o teclado 9requer prática.10Mas a fala e a escrita diferem também de outra maneira, o que faz da aquisição da escrita um desafio para toda uma vida, mesmo depois que seu funcionamento foi dominado. Falar e escrever envolvem tipos diferentes de relacionamentos humanos, e somente o que 11diz respeito à fala nos chega naturalmente. A conversação falada é12instintiva porque a interação social é instintiva: falamos às pessoas “com quem temos diálogo”. Quando começamos um diálogo com nossos interlocutores, temos uma suposição do que já sabem e do que poderiam estar interessados em aprender, e durante a conversa monitoramos seus olhares, expressões faciais e atitudes. Se eles precisam de esclarecimentos, ou não conseguem aceitar uma afirmação, ou têm algo a acrescentar, podem interromper ou replicar.

        Não gozamos dessa troca de feedbacks quando lançamos ao vento um texto. Os destinatários são invisíveis e 13imperscrutáveis, e temos que chegar até eles sem conhecê-los bem ou sem ver suas reações. 14No momento em que escrevemos, o leitor existe somente em nossa imaginação. Escrever é, antes de tudo, um ato de faz de conta. Temos de nos imaginar em algum tipo de conversa, ou correspondência, ou discurso, ou solilóquio, e colocar palavras na boca do pequeno avatar que nos representa nesse mundo simulado.

 

Adaptado de Steven Pinker,Guia de Escrita

 

 

  Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.