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Exercícios de Conjuntos Numéricos

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Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Conjuntos Numéricos dos maiores vestibulares do Brasil.

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  1. 1. OBMEP 2006
    Os termos de uma seqüência são formados usando-se apenas os algarismos 1, 2, 3, 4 e 5, como segue:   1° termo: 123454321 2° termo: 12345432123454321 3° termo: 1234543212345432123454321 e assim por diante.   Quantas vezes o algarismo 4 aparece no termo que tem 8001 algarismos?
  2. 2. MACKENZIE 2008
    Quando  foi  admitido  em  uma  empresa,  José  contratou  um  plano  de saúde, cujo valor correspondia a 5%  do seu  salário.  Hoje, José tem um salário 30%  maior e o plano de  saúde teve, desde a admissão de José,um  aumento  de  82%, representando,  atualmente,  K%  do  salário  de José.    O valor de  K é 
  3. 3. FUVEST 1999
    Um estudante terminou um trabalho que tinha n páginas. Para numerar todas essas páginas, iniciando com a página 1, ele escreveu 270 algarismos.   Então o valor de n é
  4. 4. FUVEST 2003
    Num bolão, sete amigos ganharam vinte e um milhões, sessenta e três mil e quarenta e dois reais. O prêmio foi dividido em sete partes iguais.   Logo, o que cada um recebeu, em reais, foi:
  5. 5. FUVEST 2004
    Um número racional r tem representação decimal da forma r = a1a2,a3 onde 1 ≤ a1 ≤ 9 , 0 ≤ a2 ≤ 9 , 0 ≤ a3 ≤ 9.   Supondo-se que: • a parte inteira de r é o quádruplo de a3, • a1, a2, a3 estão em progressão aritmética, • a2 é divisível por 3,   então a3 vale:
  6. 6. FUVEST 2006
    Um número natural N tem três algarismos. Quando dele subtraímos 396 resulta o número que é obtido invertendo-se a ordem dos algarismos de N.   Se, além disso, a soma do algarismo das centenas e do algarismo das unidades de N é igual a 8, então o algarismo das centenas de N é
  7. 7. UFV 1999
    Considere as afirmações a seguir: (I) O número 2 é primo. (II) A soma de dois números ímpares é sempre par. (III) Todo número primo multiplicado por 2 é par. (IV) Todo número par é racional. (V) Um número racional pode ser inteiro. Atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas, assinale a sequência CORRETA:
  8. 8. ENEM PPL 2010
    Em uma reserva florestal existem 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1 132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves. Disponível em: http:www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).     Se uma espécie animal for capturada ao acaso, qual a probabilidade de ser uma borboleta? 
  9. 9. FUVEST 2005
    O menor número inteiro positivo que devemos adicionar a 987 para que a soma seja o quadrado de um número inteiro positivo é
  10. 10. UTF-PR 2012
    Indique qual dos conjuntos abaixo é constituído somente de números racionais.
  11. 11. PUC-RS 2015
    Para o sorteio de uma bicicleta em uma festa, havia uma urna com 100 fichas enumeradas de 1 a 100. Uma delas daria o prêmio tão esperado. A probabilidade de o número sorteado ser, ao mesmo tempo, múltiplo de 6 e 15 é
  12. 12. ENEM PPL 2014
    O criador de uma espécie de peixe tem sete tanques, sendo que cada tanque contém 14 600 litros de água. Nesses tanques, existem em média cinco peixes para cada metro cúbico (m3) de água. Sabe-se que cada peixe consome 1 litro de ração por semana. O criador quer construir um silo que armazenará a ração para alimentar sua criação.   Qual é a capacidade mínima do silo, em litros, para armazenar a quantidade de ração que garantirá a alimentação semanal dos peixes?
  13. 13. ENEM PPL 2014
    Uma loja decide premiar seus clientes. Cada cliente receberá um dos seis possíveis brindes disponíveis, conforme sua ordem de chegada na loja. Os brindes a serem distribuídos são: uma bola, um chaveiro, uma caneta, um refrigerante, um sorvete e um CD, nessa ordem. O primeiro cliente da loja recebe uma bola, o segundo recebe um chaveiro, o terceiro recebe uma caneta, o quarto recebe um refrigerante, o quinto recebe um sorvete, o sexto recebe um CD, o sétimo recebe uma bola, o oitavo recebe um chaveiro, e assim sucessivamente, segundo a ordem dos brindes.   O milésimo cliente receberá de brinde um(a)
  14. 14. ENEM PPL 2010
    Nos últimos anos, a corrida de rua cresce no Brasil. Nunca se falou tanto no assunto como hoje, e a quantidade de adeptos aumenta progressivamente, afinal, correr traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de ser um esporte que não exige um alto investimento financeiro. Disponível em:http://www.webrun.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.   Um corredor estipulou um plano de treinamento diário, correndo 3 quilômetros no primeiro dia e aumentando 500 metros por dia, a partir do segundo. Contudo, seu médico cardiologista autorizou essa atividade até que o corredor atingisse, no máximo, 10 km de corrida em um mesmo dia de treino.   Se o atleta cumprir a recomendação médica e praticar o treinamento estipulado corretamente em dias consecutivos, pode-se afirmar que esse planejamento de treino só poderá ser executado em, exatamente,
  15. 15. ENEM PPL 2014
    Um ciclista participará de uma competição e treinará alguns dias da seguinte maneira: no primeiro dia, pedalará 60 km; no segundo dia, a mesma distância do primeiro mais r km; no terceiro dia, a mesma distância do segundo mais r km; e assim sucessivamente, sempre pedalando a mesma distância do dia anterior mais r km. No último dia, ele deverá percorrer 180 km, completando o treinamento com um total de 1 560 km.   A distância r que o ciclista deverá pedalar a mais a cada dia, em km, é
  16. 16. ENA 2014
    Roberto pensou em três números inteiros; somando-os, dois a dois, obteve os resultados 37, 41 e 44.   O produto dos três números é:
  17. 17. PUCCAMP 2000
    Considere os conjuntos: IN, dos números naturais, Q, dos números racionais, , dos números racionais não negativos, IR, dos números reais. O número que expressa
  18. 18. UEL 2003
    Observe os seguintes números. I. 2,21 2121 II. 3,212223... III. /5 IV. 3,1416 V. Assinale a altemativa que identifica os números irracionais.
  19. 19. CEFET-MG 2005
    Se o número –1 é uma das raízes do polinômio x3 + x2 + 5 x + 5 , então as outras raízes são
  20. 20. OBMEP 2013
    Lucas pensou em um número, dividiu-o por 285 e obteve resto 77.   Se ele dividir o número em que pensou por 57, qual é o resto que ele vai encontrar?
  21. 21. EPCAR (AFA) 2013
    Considere os seguintes conjuntos numéricos e considere também os seguintes conjuntos: Das alternativas abaixo, a que apresenta elementos que pertencem aos conjuntos A, B e D, nesta ordem, é
  22. 22. UFF 2010
    Segundo o matemático Leopold Kronecker (1823-1 891), "Deus fez os números inteiros, o resto é trabalho do homem" Os conjuntos numéricos são, como afirma o matemático, uma das grandes invenções humanas. Assim, em relação aos elementos desses conjuntos, é correto afirmar que:
  23. 23. CEFET-PR 2006
    Nas proposições abaixo: I) II) III) IV) V) São verdadeiras apenas:
  24. 24. UFSM 2003
    Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações a seguir. (  ) A letra grega representa o número racional que vale 3,14159265. (  ) O conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais são subconjuntos dos números reais e possuem apenas um ponto em comum. (  ) Toda dízima periódica provém da divisão de dois números inteiros, portanto é um número racional. A sequência correta é
  25. 25. UFSJ 2005
    Analise as seguintes afirmativas: I. O produto de dois números naturais é um número natural. II. O produto de dois números inteiros é um número inteiro. III. O quociente de dois números racionais é um número racional. IV. O produto de dois números irracionais é um número irracional. A partir dessa análise é CORRETO afirmar que
  26. 26. ENA 2014
    Um número X, de cinco algarismos, é interessante: se escrevermos o algarismo 1 à sua direita, ele fica três vezes maior do que se escrevermos 1 à sua esquerda.   Qual é a soma dos algarismos do número X?
  27. 27. UFRGS 2015
    Para fazer a aposta mínima na mega-sena uma pessoa deve escolher 6 números diferentes em um cartão de apostas que contém os números de 1 a 60. Uma pessoa escolheu os números de sua aposta, formando uma progressão geométrica de razão inteira.   Com esse critério, é correto afirmar que
  28. 28. INSPER 2009
    Considere que: - A é igual à soma do maior número inteiro que não supera com o menor número real positivo cujo quadrado não é inferior a 2; - B e igual à diferença entre o menor número inteiro que é maior do que e a medida da diagonal de um quadrado de lado 1. Então o produto e igual a
  29. 29. UFSJ 2013
    (Adaptad) Sejam r1 e r2 números racionais quaisquer e s1 e s2 números irracionais quaisquer, é INCORRETO afirmar que
  30. 30. UECE 2015
    Se a soma e o produto de dois números são, respectivamente, dois e cinco, constata-se que
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