Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Intervalos Reais dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Matemática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

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  1. 1

    ENEM 2012

    Num projeto da parte elétrica de um edifício residencial a ser construído, consta que as tomadas deverão ser colocadas a 0,20m acima do piso, enquanto os interruptores de luz deverão ser colocados a 1,47m acima do piso. Um cadeirante, potencial comprador de um apartamento desse edifício, ao ver tais medidas, alerta para o fato de queelas não contemplarão suas necessidades. Os referenciais de alturas (em metros) para atividades que não exigem o uso de força são mostrados na figura seguinte. Uma proposta substitutiva, relativa às alturas de tomadas e interruptores, respectivamente, que atenderá àquele potencial comprador é

  2. 2

    PUC-RS 2001

    (Adaptada) A determinação por compreensão do conjunto A=[a, b] é

  3. 3

    ENEM 2014

    O Ministério da Saúde e as unidades federadas promovem frequentemente campanhas nacionais e locais de incentivo à doação voluntária de sangue, em regiões com menor número de doadores por habitante, com o intuito de manter a regularidade de estoques nos serviços hemoterápicos. Em 2010, foram recolhidos dados sobre o número de doadores e o número de habitantes de cada região conforme o quadro seguinte. Os resultados obtidos permitiram que estados, municípios e o governo federal estabelecessem as regiões prioritárias do país para a intensificação das campanhas de doação de sangue. A campanha deveria ser intensificada nas regiões em que o percentual de doadores por habitantes fosse menor ou igual ao do país. As regiões brasileiras onde foram intensificadas campanhas na época são:

  4. 4

    CEFET-MG 2008

    A operação () entre os conjuntos A e B, nessa ordem, é definida por. Sendo: então o conjunto é igual a

  5. 5

    FGV-SP

    Sejam os intervalos A = ]-,1], B =]0, 2] e C = [-1,1]. 0 intervalo  é

  6. 6

    CEFET-MG 2008

    (Adaptada) A operação () entre os conjuntos A e B é definida por. Se:  e  então é igual a:

  7. 7

    UFV

    Sejam os conjuntos . Então é:

  8. 8

    PUC-MG

    Sendo o conjunto dos números reais e sendo os conjuntos, o conjunto A - B é:  

  9. 9

    IFAL 2012

    Assinale a alternativa verdadeira.

  10. 10

    CEFET-CE 2004

    Define-se a amplitude d do intervalo [a, b] como sendo o número d = b - a, então a amplitude de [-1 . 7] [1, 9] [0, 8] é:

  11. 11

    ENEM 2014

    Os vidros para veículos produzidos por certo fabricante têm transparências entre 70% e 90%, dependendo do lote fabricado. Isso significa que, quando um feixe luminoso incide no vidro, uma parte entre 70% e 90% da luz consegue atravessá-lo. Os veículos equipados com vidros desse fabricante terão instaladas, nos vidros das portas, películas protetoras cuja transparência, dependendo do lote fabricado, estará entre 50% e 70%. Considere que uma porcentagem P da intensidade da luz, proveniente de uma fonte externa, atravessa o vidro e a película.  De acordo com as informações, o intervalo das porcentagens que representam a variação total possível de P é

  12. 12

    CEFET-MG 2013

    Sejam a e b números inteiros. A quantidade de números inteiros existentes no intervalo ]a,b[ é:

  13. 13

    UFJF 2012

    Define-se o comprimento de cada um dos intervalos [a,b], ]a,b[, ]a,b] e [a,b[ como sendo a diferença (b - a). Dados os intervalos, o comprimento do intervalo resultante de é igual a:

  14. 14

    IFAL 2018

    Sobre a Teoria dos Conjuntos, assinale a alternativa INCORRETA. Se um número é Natural, ele também é

  15. 15

    CFTMG 2020

    Sejam Z e Q, respectivamente, os conjuntos dos números inteiros e racionais, o número que NÃO pertence ao conjunto (Z U Q) - (Z ∩ Q ) é.

  16. 16

    UPF 2018

    Considere os seguintes conjuntos de números reais: 𝐴 = {𝑥 ∈ ℝ ∶ 4 − 3𝑥 ≥ 6} e 𝐵 = {𝑥 ∈ ℝ ∶ 𝑥2 > 2𝑥 − 8} Qual dos conjuntos abaixo representa o conjunto 𝐴 ∩ 𝐵?

  17. 17

    UNCISAL 2011

    Considere os números irracionais a, b, c, d tais que a

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