Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

OBB 2011

Fotossíntese sintética

 

Dispositivo desenvolvido por químico dos Estados Unidos produz energia a partir de luz solar e água. Invenção foi inspirada em processo realizado por plantas.

 

Invenção apelidada de folha artificial imita o processo de fotossíntese que ocorre nas plantas. O equipamento não gera eletricidade diretamente do sol; utiliza luz solar para quebrar moléculas de água.

 

Nunca uma fonte de energia limpa esteve tão associada ao termo ‘verde’. A invenção, que recebeu o apelido de ‘folha artificial’, é do químico estadunidense Daniel Nocera, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). O motivo da designação é que o dispositivo é capaz de converter luz e água em energia sem gerar poluentes, de forma semelhante ao que ocorre nas plantas no processo de fotossíntese.

 

Diferentemente das células fotovoltaicas tradicionais, também conhecidas como células solares, a folha artificial não gera eletricidade diretamente a partir do sol, explica Nocera. Ela utiliza a luz solar para quebrar moléculas de água (H2O). Os átomos de hidrogênio e oxigênio são então armazenados em uma célula combustível que poderá produzir energia elétrica imediatamente ou ser utilizada mais tarde.

 

Segundo Nocera, com aproximadamente quatro litros de água e sob sol, o dispositivo pode produzir energia suficiente para abastecer uma casa por um dia. A expectativa do químico é que seu invento sirva como fonte de energia alternativa principalmente em países em desenvolvimento. “Para as residências, esse tipo de tecnologia dispensará outras formas de geração de energia”, prevê.

(fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/)

 

A fotossíntese das plantas utiliza a água como fonte de hidrogênios para geração de energia. A energia obtida a partir do transporte de elétrons é utilizada na fase fotoquímica para a síntese de:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login