Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

OBB 2011

UM FIO DE VERDADE

 

A causa da morte de Napoleão Bonaparte (1769-1821) jamais foi esclarecida. Alguns historiadores estão convencidos de que o general francês foi vítima de câncer no estômago. Outros suspeitam de que ele teria sido lentamente envenenado por um serviçal, que colocaria uma substância tóxica em suas taças de vinho. A segunda tese ganhou força depois que o escocês Sten Forshufvund, da Universidade de Glasgow, na Escócia, descobriu, em 1961, que o organismo imperial estava repleto de arsênico. Forshufvund examinou mechas do cabelo de Bonaparte quase um século e meio depois de o baixinho que queria dominar o mundo morrer. Certo, não forneceu uma prova definitiva de assassinato. Afinal, o general pode ter ingerido o veneno acidentalmente. Mas que foi arsênico, foi. História à parte, a principal aplicação da análise dos fios de cabelo é saber como vão os vivos.

 

Cada fio é um retrato em miniatura de seu dono. Ele retém por milênios — desde que não seja cortado — as substâncias que um dia circularam pelo sangue. Por isso, é um utilíssimo instrumento para detectar a falta de minerais importantes para a saúde ou identificar a presença de substâncias tóxicas no corpo. No Brasil, o exame é aplicado comercialmente para detectar a intoxicação de trabalhadores de minas e indústrias que lidam com minérios venenosos, como mercúrio. Ou em investigações para estabelecer a paternidade de crianças por meio de exames de DNA. "Nos Estados Unidos, já existem várias escolas fazendo teste antidoping periodicamente nos alunos", informa o toxicologista Ovandir Alves Silva, da Universidade de São Paulo.

(fonte: Superinteressante, 1999.)

 

Em 2 de dezembro de 2010 a NASA revelou a descoberta de uma nova forma de vida no lago Mono, na Califórnia. Esta espécie de bactéria da família Halomonadaceae tem o DNA diferente de qualquer outra criatura já descoberta até hoje, por ter arsênio (o mesmo elemento tóxico descrito no texto) em substituição ao sal mineral usualmente presente no DNA.

 

O sal mineral que é substituído pelo arsênio nestas bactérias é o:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login