Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

OBB 2012

Aziz Ab’Saber foi o geógrafo que classificou os domínios morfoclimáticos brasileiros. O pesquisador, um dos maiores especialistas brasileiros em geografia física e referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas, morreu no dia 16 de março deste ano. Ab´Saber foi o responsável pela classificação dos domínios morfoclimáticos brasileiros – que representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. Para ele, o país possui seis grandes domínios morfoclimáticos:

 

→ Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.

 

→Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.

 

→Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.

 

→Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.

 

→Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.

 

→Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.

 

De acordo com a descrição acima, devemos encontrar mais plantas xerófitas no(a):

Escolha uma das alternativas.