Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

OBB 2014

Descoberta da estrutura do DNA completa 60 anos

“A revista científica "Nature" divulgou no dia 25 de abril de 1953 o artigo "Estrutura do ácido desoxirribonucleico", assinado pelo britânico Francis Crick e o americano James Watson, que receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1962 junto com o também britânico Maurice Wilkins, que anos antes havia iniciado uma pesquisa sobre o DNA. O trabalho desses cientistas revelou o mistério da molécula que contém a informação necessária para que qualquer organismo vivo nasça e se desenvolva, desde as bactérias até os seres humanos.

Mais concretamente, a dupla hélice é onde se conservam, em forma de sequência, os genes que contêm as instruções para sintetizar moléculas maiores, que por sua vez constroem células com funções específicas. Graças à descoberta de Crick e Watson, em pouco mais de uma década foi possível entender o funcionamento do código genético e, a partir daí, teve início uma era de avanços sem precedentes na biologia.

Desde que o naturalista austríaco Gregor Mendel apontou as leis da herança genética em 1865, começou uma corrida de quase um século que chegou a seu ponto culminante quando Crick e Watson compreenderam que o DNA é ordenado em forma de uma dupla hélice.”.

(Fonte: http://exame.abril.com.br.)

 

Considere as assertivas abaixo acerca da estrutura, composição e organização do ácido desoxirribonucléico.

 

I - Sua dupla hélice, composta por nucleotídeos que se repetem ao longo de cada uma de suas cadeias, interage com proteínas nucleares e eventualmente formará, ao final de um complexo processo de condensação, os cromossomos.

II - Um nucleotídeo é composto de um grupamento fosfato, de uma ribose e de uma base nitrogenada.

III - Há cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas comumente encontradas no ácido desoxirribonucléico, Sendo que o pareamento das bases é altamente específico: bases púricas ligam-se a bases pirimídicas e bases pirimídicas ligam-se a bases púricas através de pontes de hidrogênio.

 

Quais são corretas?

Escolha uma das alternativas.