OBB 2015

Apesar de bactérias causadoras de infecções em seres humanos serem bastante conhecidas e de grande importância médica, várias outras espécies de bactérias ocupam importantes nichos nos ecossistemas, sendo elos essenciais para a manutenção da vida na biosfera. Alguns destes microrganismos são fundamentais no ciclo do nitrogênio, tanto na fixação do nitrogênio atmosférico no solo quanto na oxidação dos compostos nitrogenados, tornando-os assimiláveis para organismos produtores primários. Sobre as principais bactérias envolvidas no Ciclo do nitrogênio, julgue os itens:

 

I - As bactérias que oxidam amônia a nitrito, e nitrito a nitrato são classificadas como quimiossintetizantes, e por isso são autotróficas.

II - Bactérias que se encontram nos nódulos radiculares de plantas leguminosas não podem ser consideradas simbióticas com estes organismos, porque os primeiros não se beneficiam em nada nesta relação ecológica.

III - Bactérias que se encontram nos nódulos radiculares de plantas leguminosas são na realidade parasitas, pois se nutrem do tecido vegetal dos hospedeiros, frequentemente levando-os à morte.

IV - Todas as bactérias envolvidas no ciclo do nitrogênio são organismos autotróficos.

V - A energia da oxidação de nitritos e nitratos é utilizada para a síntese de compostos carbônicos por algumas bactérias do solo, cuja degradação posteriormente fornecerá a estes organismos energia metabólica.

Escolha uma das alternativas.