OBB 2015

Cingapura é um país-ilha, ou uma cidade-Estado, que atingiu fantástico sucesso econômico e social apesar de ocupar uma área de apenas 710 km2, cerca de 60% daquela ocupada pelo município do Rio de Janeiro. Situada 1 grau ao norte do equador, tem clima tropical, portanto, abundante em chuvas, que amontam a 2.340 mm por ano. Porém, seu subsolo não armazena água suficiente para as necessidades da população, o que a torna ao mesmo tempo vulnerável a enchentes e a escassez de água potável.

 

A solução histórica foi importar água da Malásia, através de tubulações que formam aquedutos, ligando a ilha ao seu vizinho continental pelo Estreito de Johor. Como essa dependência sempre incomodou, os planejadores de Cingapura estão engajados há décadas em planos para reduzir a quantidade de água importada. Eles envolvem usinas de dessalinização, reutilização de água de esgoto e grandes reservatórios construídos para capturar a água da chuva. Fonte:

http://www.oeco.org.br/urbanoide/26278-marina-barragereservatorio-de-chuvas-abastece-cingapura-

 

Enquanto o sudeste amarga a falta d´água, estados da região Norte como o Acre sofrem uma das maiores cheias de sua história. Observa-se que as enchentes têm trazido nesta região um maior número de ocorrências de:

Escolha uma das alternativas.