Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

OBB 2016

Método que bloqueia a transmissão do vírus no mosquito demonstrou viabilidade de aplicação em campo.

 

Estudos recentes demonstraram que a Wolbachia pipientis é uma bactéria amplamente presente entre os invertebrados, podendo ocorrer naturalmente em mais de 70% de todos os insetos do mundo, incluindo borboletas e diversos mosquitos, como o Culex, o comum ‘pernilongo’. Apesar desta ampla gama de hospedeiros, a  Wolbachianão é infecciosa e não é capaz de infectar vertebrados, incluindo os humanos.  

 

A característica intracelular da Wolbachia(vive apenas dentro de células) impõe limitações significativas na sua capacidade de dispersão, uma vez que ela só pode ser transmitida verticalmente (de mãe para filho) por meio do ovo da fêmea de mosquito. Como resultado, o sucesso da Wolbachiaestá diretamente ligado à capacidade de reprodução do inseto.

 

Cientistas do programa internacional ‘Eliminar a Dengue: Nosso Desafio’ liderados pelo professor Scott O’Neill, da Universidade de Monash (Melbourne, Austrália), demonstraram que a Wolbachia é capaz de bloquear a transmissão do vírus da dengue no Aedes aegypti, originando uma nova proposta, natural e autossustentável, para o controle da doença.

 

Curiosamente, a Wolbachia confere uma vantagem reprodutiva devido à chamada ‘incompatibilidade citoplasmática’: fêmeas com Wolbachiasempre geram filhotes com Wolbachiano processo de reprodução, seja ao se acasalar com machos sem a bactéria ou machos com a bactéria. E, quando as fêmeas sem Wolbachiase acasalam com machos com a Wolbachia, os óvulos fertilizados morrem.

 

Inicialmente, com poucos Aedes aegypti com Wolbachiana população de mosquitos, a vantagem reprodutiva será pequena. Mas, com as sucessivas gerações, o número de mosquitos machos e fêmeas com Wolbachiatende a aumentar até que a população inteira de mosquitos tenha esta característica.

 

Fonte:http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start. htm?infoid=1591&sid=32  

 

De acordo com o texto pode-se afirmar que a Wolbachiafavorece no controle de arboviroses porque: 

Escolha uma das alternativas.