Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

OBB 2016

O plasma sanguíneo humano contém centenas de proteínas identificáveis. Entre elas estão proteínas carregadoras, anticorpos, enzimas, inibidores enzimáticos e fatores da coagulação. A avaliação das concentrações de proteínas séricas e as proporções das diferentes frações de proteína têm considerável valor no diagnóstico em desordens agudas e crônicas. A eletroforese de proteínas é uma técnica simples para separar as proteínas do soro. Baseia-se na migração das diferentes proteínas do soro frente a uma corrente elétrica. É o teste de triagem mais utilizado para investigação de anormalidades das proteínas séricas.

 

Em condições normais, são separadas cinco bandas do soro:

 

1.albumina

2.alfa-1 globulina

3.alfa-2 globulina

4.beta-globulina

5.gamaglobulinas

 

Correlacione as 5 proteínas do soro listadas acima com as respectivas funções abaixo:

a. Composta por imunoglobulinas, predominantemente pela IgG. A ausência ou a diminuição desta banda indica imunodeficiências congênitas ou adquiridas. O aumento dessa banda sugere doenças inflamatórias crônicas, reações imunes, doenças hepáticas ou neoplasias disseminadas.

b. É a proteína mais abundante no plasma, respondendo por cerca de 60% da concentração total destas proteínas. É sintetizada pelo fígado, e tem importante função na manutenção da pressão oncótica. A diminuição desta banda pode indicar inflamação aguda, doença hepática, e leucemia.

c. Composta pela hemopexina, transferrina, complemento C3, beta-2-microglobulina e antitrombina III. O hipotireoidismo, cirrose, nefroses, pancreatites, e alguns casos de diabetes mellitus podem ser evidenciados pelo aumento de colesterol e consequente aumento das betalipoproteínas.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.