Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

OBB 2016

Sobre hormônios esteroides e sua regulação, em humanos, considere as seguintes afirmações:

 

I- Uma droga que reduz a atividade da glândula suprarrenal poderia ser utilizada para o controle de hirsutismo (crescimento exacerbado de pelos, causado por excesso de andrógenos) em pessoas com cromossomos sexuais XX saudáveis. Porém, teria seus resultados diminuídos pelo uso de anticoncepcionais com progestinas e estradiol.

II- Uma pessoa com cromossomos sexuais XY, saudável, teria um maior aumento de massa muscular torácicas e utilizasse estrógeno junto com andrógenos ao invés de testosterona, apesar de nenhuma das alternativas ser recomendada.

III- Uma pessoa com cromossomos sexuais XX, saudável, teria um maior aumento de massa muscular torácica se utilizasse progesterona junto com andrógenos ao invés de testosterona, apesar de nenhuma das alternativas ser recomendada.

IV- O desenvolvimento de fenótipos estéticos estereotipicamente masculinos é devido à ação da testosterona. Porém, com o uso concomitante de estradiol, por retroalimentação (feedback) negativa com a hipófise anterior, haveria a diminuição dessas tais características em indivíduos XY saudáveis.

São verdadeiras as afirmações:

Escolha uma das alternativas.