Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

OBB 2017

Excesso de iodo na gestação e lactação pode causar hipotireoidismo na prole

“Um experimento feito com ratas na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o consumo excessivo de iodo durante o período de gestação e lactação pode tornar a prole mais propensa a sofrer de hipotireoidismo na vida adulta...”

http://agencia.fapesp.br

Acerca do iodo e da glândula tireoide coloque V para verdadeiro e F para Falso nos itens a seguir:

(  ) O iodo é um importante íon mineral que participa da formação dos hormônios tireoidanos TSH, T3 e T4. Sua carência na alimentação provoca a hipertrofia da glândula tireoide, levando ao papo ou bócio endêmico.

(  ) Sobre estímulo do TSH, hormônio neurohipofisário, a glândula tireoide produz T3 e T4, importantes para o metabolismo dos carboidratos. O hipotireoidismo, assim como a carência de iodo na alimentação pode causar bócio exoftálmico.

( ) Além do T3 e T4, a glândula tireoide sintetiza a calcitonina, hormônio hipercalcemiante que atua antagonicamente ao paratormônio, hipocalcemiante, sintetizado pelas paratireoides. A ação conjunta desses hormônios controla os níveis de cálcio no sangue, importante para contração muscular e para a coagulação sanguínea.

(  ) Pessoas que apresentam um quadro de obesidade podem estar com carência na produção de hormônios como o TSH, T3 e T4. No caso do TSH, hormônio adenohipofisário, a sua ação é estimular a produção de T3 e T4 na glândula tireoide.

A sequência correta dos parênteses de cima para baixo é: 

Escolha uma das alternativas.