Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

OBB 2017

Excesso de iodo na gestação e lactação pode causar hipotireoidismo na prole

“Um experimento feito com ratas na Universidade de São Paulo (USP) mostrou que o consumo excessivo de iodo durante o período de gestação e lactação pode tornar a prole mais propensa a sofrer de hipotireoidismo na vida adulta...”

http://agencia.fapesp.br

Acerca do iodo e da glândula tireoide coloque V para verdadeiro e F para Falso nos itens a seguir:

(  ) O iodo é um importante íon mineral que participa da formação dos hormônios tireoidanos TSH, T3 e T4. Sua carência na alimentação provoca a hipertrofia da glândula tireoide, levando ao papo ou bócio endêmico.

(  ) Sobre estímulo do TSH, hormônio neurohipofisário, a glândula tireoide produz T3 e T4, importantes para o metabolismo dos carboidratos. O hipotireoidismo, assim como a carência de iodo na alimentação pode causar bócio exoftálmico.

( ) Além do T3 e T4, a glândula tireoide sintetiza a calcitonina, hormônio hipercalcemiante que atua antagonicamente ao paratormônio, hipocalcemiante, sintetizado pelas paratireoides. A ação conjunta desses hormônios controla os níveis de cálcio no sangue, importante para contração muscular e para a coagulação sanguínea.

(  ) Pessoas que apresentam um quadro de obesidade podem estar com carência na produção de hormônios como o TSH, T3 e T4. No caso do TSH, hormônio adenohipofisário, a sua ação é estimular a produção de T3 e T4 na glândula tireoide.

A sequência correta dos parênteses de cima para baixo é: 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login