OBB 2017

"Imagine um líquido que se movimenta mais rápido quando confinado em um ambiente menor do que se retido em um maior. Um composto que passa por um nanotubo com um fluxo centenas de vezes maior do que o esperado se o mecanismo fosse o mesmo que o da água atravessando uma torneira. Essa estranha substância é a água, a ubíqua H2O que recobre 70% do globo terrestre, constitui mais da metade do corpo humano e está envolvida com a produção e manutenção das formas de vida. Por que a água apresenta esses e outros comportamentos estranhos é alvo de debates entre pesquisadores e não raro aparecem explicações complicadas tentando dar conta desses fenômenos, como a ideia de que há algo de quântico nesse líquido quando exposto a determinadas condições...”

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/12/o-ladoesquisito-da-agua/ Acesso em: 25 fev 2016.

Sobre as características e propriedades da água analise as afirmativas, colocando V para verdadeiro e F para falso:

( ) A água apresenta um alto poder de dissolução, dessa forma é considerada o “solvente universal, pois é capaz de dissolver várias substâncias existentes na natureza, desde que sejam moléculas apolares e, portanto, hidrófilas.

( ) A água é a substância química mais abundante na composição dos seres vivos. Em animais e vegetais, depois da água, a substância mais abundante na composição são as proteínas.

(  ) O alto poder de reação da água faz dessa molécula um importante meio para a realização de reações químicas, como as sínteses por desidratação, em que as substâncias sofrem hidrólise, para síntese de compostos como as proteínas.

(  ) A grande capacidade em absorver calor e, dessa forma, contribuir para a termorregulação corporal, está relacionada ao alto calor específico, propriedade importante aos animais ectotérmicos, como aves e mamíferos.

(  ) Conforme o texto a água consegue passar rapidamente pelo interior de um nanotubo pode estar relacionada com o fenômeno da capilaridade, devido às forças de coesão das moléculas de água com outras substâncias e de adesão entre elas.

A sequência correta dos parênteses, de cima para baixo é:

Escolha uma das alternativas.