Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

OBB 2017

O sangue é um fluido muito viscoso, devido principalmente à quantidade de eritrócitos em suspensão. A proporção do sangue representada pelos eritrócitos é chamado de hematócrito. Nos homens o hematócrito normal vale 42 e em mulheres 38 (isso significa que 42% e 38%, respectivamente, do volume sanguíneo é composto apenas por eritrócitos). Nessa situação, a viscosidade do sangue equivale a 3 vezes a viscosidade da água.  
 
Sobre esse assunto são feitas três afirmações: 
 
I – Pessoas que moram em locais com altitudes de aproximadamente 4.000 m devem ter o hematócrito aumentado, uma vez que nesses locais a pressão parcial de oxigênio no ar atmosférico é muito baixa.

II – É possível que pessoas que apresentam hematócrito muito elevado cheguem a desenvolver hipertensão já que o sangue fica mais viscoso, dificultando o trabalho do coração para bombeá-lo e, consequentemente, aumentando a pressão sanguínea.

III – Devido à diferença entre os valores normais de hematócrito para homens e mulheres, o sangue do homem apresenta viscosidade muito mais elevada do que o sangue da mulher, o que explica as maiores taxas de problemas cardíacos nos homens.  
 
Está(ão) correta(s): 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login