Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

OBB 2017

O sangue é um fluido muito viscoso, devido principalmente à quantidade de eritrócitos em suspensão. A proporção do sangue representada pelos eritrócitos é chamado de hematócrito. Nos homens o hematócrito normal vale 42 e em mulheres 38 (isso significa que 42% e 38%, respectivamente, do volume sanguíneo é composto apenas por eritrócitos). Nessa situação, a viscosidade do sangue equivale a 3 vezes a viscosidade da água.  
 
Sobre esse assunto são feitas três afirmações: 
 
I – Pessoas que moram em locais com altitudes de aproximadamente 4.000 m devem ter o hematócrito aumentado, uma vez que nesses locais a pressão parcial de oxigênio no ar atmosférico é muito baixa.

II – É possível que pessoas que apresentam hematócrito muito elevado cheguem a desenvolver hipertensão já que o sangue fica mais viscoso, dificultando o trabalho do coração para bombeá-lo e, consequentemente, aumentando a pressão sanguínea.

III – Devido à diferença entre os valores normais de hematócrito para homens e mulheres, o sangue do homem apresenta viscosidade muito mais elevada do que o sangue da mulher, o que explica as maiores taxas de problemas cardíacos nos homens.  
 
Está(ão) correta(s): 

Escolha uma das alternativas.