OBB 2017

Observe os trechos de duas músicas:

Eu Sei (Na Mira)

Marisa Monte

“Um dia eu vou estar à toa

E você vai estar na mira

Eu sei que você sabe

Que eu sei que você sabe

Que é difícil de dizer

O meu coração

É um músculo involuntário

E ele pulsa por você

Um dia eu vou estar contigo

E você vai estar na minha...”
 
Vem Morena

Luiz Gonzaga

“...Esse teu fungado quente

Bem no pé do meu pescoço

Arrepia o corpo da gente Faz o véio ficar moço

E o coração de repente

Bota o sangue em alvoroço...”
 
Em relação ao coração e ao sangue foram feitas as seguintes afirmações:

01 - O tecido muscular estriado cardíaco é involuntário, característica marcante de miócitos que apresentam estrias transversais. Suas células apresentam um ou dois núcleos e são anastomosadas.

02 - O coração humano apresenta quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos totalmente separados, com circulação dupla e completa. Nesse coração, em condições normais, os vasos sanguíneos do lado direito transportam sempre sangue venoso e do lado esquerdo sangue arterial.

04 - Para o coração “de repente botar o sangue em alvoroço” é preciso a descarga no sangue de hormônios, como a adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca e se uma hemácia estiver no ventrículo direito chegará ao átrio esquerdo, pela pequena circulação.

08 - Durante a contração muscular de um miócito estriado esquelético, como ocorre no coração, os miômeros (sarcômeros) apresentam em seu interior miofilamentos de actina e de miosina que deslizam entre si, fazendo diminuir as bandas I e a H.

16 - As células do sangue ou tecido hematopoiético são produzidas na medula óssea a partir de células totipotentes denominadas mielócitos que podem dar origem a todos os elementos figurados do sangue.

Assinale a alternativa que contém a soma dos itens corretos:

Escolha uma das alternativas.