OBB 2017

Um casal de namorados amarrou uma fita de tecido de algodão, com seus nomes, no tronco de uma árvore, a 1,5 m do solo, quando ela tinha 5 anos de idade, há 20 anos. Atualmente, casados, foram à procura da tal fita, porém não a encontraram mais no mesmo local na árvore. Considerando que, nenhum fator externo tenha causado o desaparecimento da fita, foram levantadas quatro hipóteses para explicar o fato ocorrido:

I – O crescimento em espessura da planta promovido pelo meristema secundário provocou o rompimento da fita e culminou com a sua queda.

II – O crescimento longitudinal da planta fez com que essa fita tenha sido levada à região apical da planta, o que fez com que ela não fosse mais visualizada na altura que antes se encontrava na árvore.

III – Se ao invés de uma fita de algodão, tivessem amarrado um fio de aço resistente, ele poderia estar na mesma altura, porém teria provocado o estrangulamento do caule.

IV – Suponha que essa árvore tenha crescido 1 m em altura a cada ano, e que ao invés de uma fita de tecido, tivessem entalhado suas iniciais no tronco dessa árvore. Essa inscrição estaria hoje situada, aproximadamente, a 21,5 m de altura.

As hipóteses ERRADAS são:

Escolha uma das alternativas.