Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

OBB 2017

Um casal de namorados amarrou uma fita de tecido de algodão, com seus nomes, no tronco de uma árvore, a 1,5 m do solo, quando ela tinha 5 anos de idade, há 20 anos. Atualmente, casados, foram à procura da tal fita, porém não a encontraram mais no mesmo local na árvore. Considerando que, nenhum fator externo tenha causado o desaparecimento da fita, foram levantadas quatro hipóteses para explicar o fato ocorrido:

I – O crescimento em espessura da planta promovido pelo meristema secundário provocou o rompimento da fita e culminou com a sua queda.

II – O crescimento longitudinal da planta fez com que essa fita tenha sido levada à região apical da planta, o que fez com que ela não fosse mais visualizada na altura que antes se encontrava na árvore.

III – Se ao invés de uma fita de algodão, tivessem amarrado um fio de aço resistente, ele poderia estar na mesma altura, porém teria provocado o estrangulamento do caule.

IV – Suponha que essa árvore tenha crescido 1 m em altura a cada ano, e que ao invés de uma fita de tecido, tivessem entalhado suas iniciais no tronco dessa árvore. Essa inscrição estaria hoje situada, aproximadamente, a 21,5 m de altura.

As hipóteses ERRADAS são:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login