Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Foi na América do Norte, no início do século XVII, que desembarcaram os primeiros colonos provenientes da Inglaterra para iniciarem a colonização britânica no novo continente. 
Sobre o processo de formação das colônias inglesas na América do Norte e de como elas
conseguiram se tornar independentes, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. 

(     ) O “comércio triangular” foi uma das fontes de renda na Nova Inglaterra. Os mercadores compravam açúcar e melaço nas Antilhas e transformavam em rum. A bebida era levada para a África e trocada por escravos, que eram revendidos para as colônias do sul e para as Antilhas. 
(     ) Em 1620, 41 colonos recém-chegados da Inglaterra, no navio Mayflower, assinaram um acordo pelo qual se comprometiam em estabelecer o autogoverno nas colônias. O “Pacto de Mayflower” manifestava o desejo de se ter liberdade. Na Independência das 13 colônias em 1776, o tal pacto foi lembrado como urna inspiração. 
(     ) A independência das 13 colônias ocorreu por uma imposição vinda da Europa e não por questões demandadas por elas próprias. Tendo perdido a Guerra dos Sete Anos (1756-63), a Inglaterra foi obrigada a indenizar a França; como não dispunha de recursos, ofereceu suas colônias americanas, ao mesmo tempo em que incentivava que elas se tomassem independentes. 
(     ) Enquanto as colônias do sul foram ocupadas por artesãos e agricultores pobres, além de aventureiros em busca de enriquecimento rápido; para as colônias do norte, ou Nova Inglaterra, vieram os puritanos e pessoas pobres que fugiam das perseguições religiosas e da miséria que sofriam na Inglaterra. 


Assinale a alternativa correta:  

Escolha uma das alternativas.