PUC-MG 2012

Energia Verde
Para reduzir a dependência de petróleo e a emissão de gases-estufa, pesquisadores do Instituto Nacional de
C&T de Energia e Ambiente estudam a produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e
seu emprego nos veículos que circulam no país. Essas pesquisas são tema de artigo na Ciência Hoje de
setembro.

Fonte: Ciência Hoje online, 19/09/2011.


Leia com atenção as afirmativas a seguir.
I. A cana-de-açúcar é a biomassa mais utilizada na produção de biocombustível no Brasil. Atualmente, o álcool produzido a partir dela é usado na frota nacional tanto como combustível principal quanto misturado à gasolina.
II. A busca por combustíveis alternativos, que permitam reduzir a dependência dos derivados de petróleo e a emissão de poluentes para a atmosfera, estimula muitos estudos científicos cujo objetivo é desenvolver combustíveis que possam ser utilizados nos veículos existentes sem a necessidade de maiores alterações em seus motores.
III. Um termo muito usado para combustíveis originados de fontes renováveis é ‘biocombustível’, que tem forte ligação com o conceito de sustentabilidade, segundo o qual o aproveitamento dos recursos naturais para atender às necessidades atuais não deve comprometer as necessidades das gerações futuras.
IV. Os biocombustíveis são obtidos a partir da biomassa, nome dado à matéria orgânica existente em um ecossistema ou em uma população animal ou vegetal. Como plantas e animais podem ser continuamente reproduzidos, pode-se considerar que são fontes renováveis de energia.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Escolha uma das alternativas.