PUC-MG 2015

A lactase é uma enzima ligada à superfície apical de enterócitos (borda em escova) do intestino delgado, com maior expressão em crianças tendendo a declinar na vida adulta. Porém, algumas pessoas ditas lactase persistente mantêm a capacidade de digerir elevadas concentrações de lactose. Em pessoas cuja atividade declina para 5% a 10% do nível original, ditas com restrição à lactose, o consumo de 200 a 800 ml de leite provoca desconforto intestinal, flatulência, dor abdominal e diarreia. Existem contudo algumas pessoas que não produzem lactase, sendo consideradas intolerantes à lactose. A prevalência do fenótipo com restrição à lactose varia em diferentes partes do mundo: 1% da população sueca, 6% da britânica, 98% da tailandesa e 95% da chinesa.

 

A esse respeito foram feitas as seguintes afirmações:

 

I. Os problemas intestinais decorrentes da intolerância à lactose são, em parte, provocados pela fermentação de açúcares e formação de ácidos e gás por bactérias intestinais.
II. O nível de expressão da lactase pode ser influenciado por outros fatores que não apenas o genótipo
apresentado pelos indivíduos.
III. As diferentes prevalências de restrição à lactose em diferentes populações podem ter sido selecionadas por diferentes hábitos alimentares de adultos em relação ao consumo de leite.

 

A afirmativa está CORRETA em:

Escolha uma das alternativas.