Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

PUC-PR 2003

"Como instituição, a Universidade possuía simultaneamente uma influência limitadora e libertadora. Como aspecto limitador, ela era o baluarte da fé e da Igreja, o instrumento dos papas, reis, prelados e das ordens religiosas, que dela obtinham um novo estamento clerical formado por especialistas e nas leis civis, tais homens tornaram-se auxiliares valiosos para o ascendente poder da lgreja e das monarquias.
Mas as universidades eram também oásis de liberdade, onde todas as questões cuja discussão estava proibida em outras partes eram debatidas com o que críticos hostis consideram descarado atrevimento. Seria difícil pensar qualquer problema espinhoso relativo a Deus, o mundo, a lgreja, o cristianismo e o dogma que não tenha sido discutido em tais bases nas universidades dos séculos Xlll e XIV"
(Inácio, Inês C. e Luca, Tania Regina de. 'O Pensamento Medieval'. São Paulo. Ática. 1988).

Analise as afirmações sobre as universidades medievais.

I - A palavra universidade significava inicialmente uma associação ou corporação de ofícios, reunindo professores e estudantes.
II - O ensino nas universidades era ministrado somente em grego por ser uma lingua clássica e de acesso a apenas poucos privilegiados.
III - Medicina, Direito, Teologia e Artes eram cursos encontrados nas universidades medievais.
IV - Salerno ficou famosa pelos estudos de Medicina enquanto que Bolonha distinguiu-se nos estudos de Direito.
V - A Igreja Católica não reconheceu o valor das universidades inclusive proibiu suas ordens de nelas lecionarem. Estão corretas:

Escolha uma das alternativas.