PUC-PR 2010

Avalie as afirmativas abaixo sobre geografia e saúde. Em seguida, marque a alternativa CORRETA:

 

I. A situação de saúde-doença da população está associada ao modo de transformação do processo produtivo, ao modo de desenvolvimento científicotecnológico, às políticas públicas e ao espaço geográfico.

II. A saúde pode ser agravada pelos fatores ambientais. Há doenças que são mais prevalentes em regiões geográficas de clima temperado. As florestas tropicais, quentes e úmidas são locais facilitadores da proliferação da malária e febre amarela. Nos centros urbanos, encontramos mais amiúde doenças infecciosas transmitidas entre os homens, como a meningite, a gripe e a aids.

III. O aquecimento global e o fenômeno El Niño alteram o clima mundial e promovem secas ou inundações. Muitas doenças são provocadas ou transmitidas por insetos, ratos e pela água contaminada, principalmente em regiões afetadas por essa transformação ambiental.

IV. A alteração climática não ocasiona reflexos somente na vida dos humanos. A elevação de temperaturas, em nível global, aumenta as chances de ocorrência de doenças oriundas de bactérias, fungos, vírus e protozoários que se estabelecem em hospedeiros de todas as espécies, distribuídos em todo o planeta, sejam animais aquáticos ou terrestres. 

Escolha uma das alternativas.