PUC-PR 2010

Parte dos trabalhadores mantém vínculos empregatícios com empresas ou outras instituições, tendo direito a uma série de benefícios previstos na legislação trabalhista. Essa economia formal estabelece parâmetros para o crescimento do País.

 

Avalie as afirmativas abaixo:

I. A população economicamente ativa (PEA) se refere àqueles que trabalham na economia formal e também na economia informal, pois ambos os trabalhadores pagam taxas e impostos que são auferidos e contabilizados para a definição da renda per capita da sociedade.

II. A população economicamente ativa distribui-se pelos setores primário, secundário e terciário, sendo que o último expressa um crescimento significativo em diversos países.

III. O setor formal da economia é aquele que é contabilizado, que fornece os dados para as contas nacionais, as quais permitem a determinação do PIB  e da renda  per capita, entre outros indicadores econômicos.

IV. O indicador utilizado para medir o grau de desenvolvimento de um país é obtido a partir da divisão da renda total pela população; no entanto, esse indicador esconde disparidades na distribuição da renda. 

Escolha uma das alternativas.