Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

PUC-RJ 1998

As afirmativas abaixo relacionam-se a situações e motivações que contribuíram para a eclosão da Guerra de Secessão (1861-65), nos Estados Unidos.

 

1. O seccionalismo, já presente desde os anos de 1820, acirrou-se após a guerra contra o México (1845), uma vez que aumentou a disputa pela incorporação dos novos territórios adquiridos, como estados escravistas ou livres.

 

2. Os proprietários de escravos sulistas não defendiam a escravidão enquanto relação econômica apenas; defendiam-na, sobretudo, enquanto modo de vida, pois era com as instituições da ordem social escravista que suas existências podiam ganhar sentido.

 

3. As ideias abolicionistas, já difundidas nos principais estados do Norte, invadiram o Sul a partir dos anos de 1830, agravando com isso a instabilidade política na região, gerando medo na população branca e aumentando a repressão aos escravos e à população de negros livres.

 

4. A difusão das ferrovias, integrando comercialmente o Leste ao Oeste, assegurou o rápido escoamento dos produtos manufaturados nortistas para esta última região, em detrimento dos produtos agrícolas sulistas.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Escolha uma das alternativas.