Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

PUC-RJ 1998

Com relação à bipolaridade que caracterizou a Guerra Fria, considere as seguintes afirmativas:

 

I - Para os países da África e da Ásia, a bipolaridade e o conseqüente receio de serem dominados pelas superpotências fortaleceram as propostas de criação de organismos supra-nacionais de integração regional, como por exemplo a Organização do Tratado da Ásia do Sudeste (Otase) e o Congresso Pan-Africano.

 

II - O equilíbrio militar entre as duas superpotências (EUA e URSS) impedia o conflito direto entre elas; por outro lado, tornava a propaganda ideológica e a espionagem importantes instrumentos da disputa pela hegemonia no cenário internacional.

 

III - Nos anos 90, especialmente com o início do Governo Ronald Reagan nos Estados Unidos, a relação entre americanos e soviéticos tornou-se mais amistosa, iniciando um período de coexistência pacífica, com vistas ao término da Guerra Fria.

 

IV - Economicamente, as duas superpotências adotaram estratégias diferentes: os soviéticos defendiam o princípio do planejamento econômico, com ênfase maior no crescimento da indústria pesada; já os norte-americanos defendiam o princípio da livre iniciativa, com a continuidade da produção ampliada de bens de consumo.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login