PUC-RJ 1998

Com relação à bipolaridade que caracterizou a Guerra Fria, considere as seguintes afirmativas:

 

I - Para os países da África e da Ásia, a bipolaridade e o conseqüente receio de serem dominados pelas superpotências fortaleceram as propostas de criação de organismos supra-nacionais de integração regional, como por exemplo a Organização do Tratado da Ásia do Sudeste (Otase) e o Congresso Pan-Africano.

 

II - O equilíbrio militar entre as duas superpotências (EUA e URSS) impedia o conflito direto entre elas; por outro lado, tornava a propaganda ideológica e a espionagem importantes instrumentos da disputa pela hegemonia no cenário internacional.

 

III - Nos anos 90, especialmente com o início do Governo Ronald Reagan nos Estados Unidos, a relação entre americanos e soviéticos tornou-se mais amistosa, iniciando um período de coexistência pacífica, com vistas ao término da Guerra Fria.

 

IV - Economicamente, as duas superpotências adotaram estratégias diferentes: os soviéticos defendiam o princípio do planejamento econômico, com ênfase maior no crescimento da indústria pesada; já os norte-americanos defendiam o princípio da livre iniciativa, com a continuidade da produção ampliada de bens de consumo.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Escolha uma das alternativas.