PUC-RJ 1998

Dentre as transformações ocorridas entre 1890 e 1920, destaca-se a expansão da indústria automobilística. O automóvel - sobretudo o modelo produzido pela empresa Ford - alterou profundamente os padrões de vida nas grandes cidades. A esse respeito podemos afirmar que:

 

I - O desenvolvimento da indústria automobilística foi um fenômeno americano e assim permaneceu até após a Segunda Guerra Mundial, quando o automóvel tomou também as ruas das cidades europeias.

 

II - A fabricação de automóveis em série nos países industrializados, incentivou a produção de matérias primas que lhe eram essenciais, como foi o caso do látex, ou borracha, em áreas periféricas, como a Amazônia e a Malásia.

 

III - Para produzir mais rápido e mais barato, os empresários ligados à indústria de automóveis tiveram que aumentar o tempo de trabalho e diminuir salários, além de utilizar a mão-de-obra de mulheres e crianças nas fábricas.

 

IV - A especialização da indústria automobilística permitiu o barateamento da produção, fazendo com que o carro deixasse de ser objeto raro e passasse a ser objeto comum e popular nas grandes cidades.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

Escolha uma das alternativas.