Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

PUC-RJ 2008

Nas décadas de 1960 e 1970, a América Latina viveu a experiência de inúmeros golpes que deram início a Ditaduras Militares que, apesar das diferenças entre si, apresentavam características comuns. Das alternativas a seguir, quais apresentam afirmativas que expressam corretamente essa ideia?

I - Em todos esses regimes militares, as instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral.
II - O governo dos Estados Unidos, profundamente envolvido na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares ocorridos nessa época na América Latina.
III - A nova ordem política que se institucionalizou a partir desses golpes militares procurou se legitimar em nome dos princípios contidos na "doutrina de segurança nacional", cujo ponto central era "impedir a iminente ameaça comunista" no continente.
IV - De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos desses golpes, ocorreu o desmantelamento das organizações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de líderes trabalhistas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.