Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

PUC-RJ

Considere as seguintes afirmativas:

 

1. A Revolução Americana foi deflagrada por uma guerra contra os poderes metropolitanos (isto é, contra inimigos externos); diversamente, a Revolução Francesa caracterizou-se, desde o começo, por uma guerra civil (ou seja, contra os inimigos internos).

 

2. Os patriotas norte-americanos continuaram valorizando positivamente a experiência de seu passado colonial na construção de seu imaginário de República; contrariamente, os patriotas franceses romperam radicalmente com o seu passado, considerado negativo porque identificado ao Ancien Régime.

 

3. A Declaração dos Direitos do Homem tornou livres e iguais todos os habitantes dos Treze Estados americanos; de forma semelhante, o mesmo ocorreu no caso da França, em relação aos cidadãos da então recém-criada República.

 

4. Após a libertação das 13 Colônias, uma guerra civil generalizada atingiu os novos estados independentes; já após a Revolução na França, os conflitos internos cessaram rapidamente e apenas os externos continuaram - especialmente as guerras napoleônicas que se alastraram por boa parte da Europa.

 

Quais das afirmativas acima apresentam de modo correto a relação comparativa entre as duas Revoluções, a Americana e a Francesa?

Escolha uma das alternativas.