PUC-RS 2007

Pelo fim da “showblicidade” de cerveja

 

 

1. Em julho de 1990 pude visitar algumas cidades
2. do Leste europeu que estavam saindo da ditadura
3. socialista e entrando na economia de mercado.
4. Permaneci  um  mês  entre  Praga,  Bratislava  e
5. Budapeste.  Em  Praga  e  Bratislava  não  havia
6. publicidade de coisa nenhuma. Tudo era estatal e de
7. escassa qualidade. Senti saudades do trabalho dos
8. publicitários, das informações e dos atrativos de
9. nossos produtos. Digo isso para deixar bem claro
10. que não sou contra a publicidade comercial.
11. Porém, há muito que no Brasil a publicidade –
12. sobretudo  a  telepublicidade  –  deixou  de  ser
13. informativa para se tornar persuasiva e voraz. Perdeu
14. aquela certa ingenuidade de ovelha que a tornava
15. até simpática. Adotou estilo lobo voraz, mesmo com
16. roupa de carneiro.
17. A publicidade não trabalha mais apenas com o
18. desejo  de  informar  e  de  competir  mostrando  a
19. qualidade do produto. Ela quer vender a qualquer
20. custo, servindo-se de mecanismos psicológicos de
21. indução ao consumo. Apoderou-se de várias festas
22. populares, como o Dia da Criança e o Dia das Mães,
23. impondo a elas apenas sentido comercial. Cria e
24. descria diariamente VIPs (very important person),
25. cuja finalidade é vender qualquer coisa – de revistas
26. de fofocas a CDs de duvidoso valor cultural – aos
27. NIPs (no important person).
28. A publicidade comercial televisiva está criando
29. até um ser humano diferente, cada dia menos homo
30. sapiens e mais homo bobo consumista, mostrando
31. um mundo sempre bonitinho, onde nada dá errado.
32. E é com tal mecanismo maquiador da realidade que
33. ela faz também publicidade de cerveja, ou melhor,
34. “showblicidade” de cerveja: criou uma “cultura da
35. obrigatoriedade do álcool” em festas de qualquer tipo,
36. como  se  fosse  ingrediente  capaz  de  promover
37. felicidade. Todas as publicidades de cerveja que
38. existem  no  Brasil  mostram  pessoas  felizes,
39. realizadas porque bebem esta ou aquela marca. Mas
40. a verdade é outra: de cerveja se morre.
 

 

INSTRUÇÃO: Responder à questão preenchendo os parênteses com V para verdadeiro e F para falso.

 

 

(   ) “telepublicidade” (linha 12) é composta por dois elementos significativos.
(   ) “ovelha”  está  para  “desejo  de  informar  e  de competir”  assim  como  “lobo  voraz”  está  para “vender a qualquer custo” (linhas 14 a 21).
(   ) é possível compreender a palavra “descria” (linha 24), não registrada no dicionário, observando seus elementos constituintes e o contexto.
(   ) “homo sapiens” e “homo bobo” (linhas 29 e 30) atribuem características opostas ao ser humano.
(   ) na  formação  de  “showblicidade”  (linha  34), ocorre  perda  de  parte  de  um  dos  elementos significativos.

 

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

 

Escolha uma das alternativas.