PUC-RS 2008

Estamos na sociedade da informação. Somos autênticos informívoros, necessitamos de informação para sobreviver, como necessitamos de alimento, calor ou contato social. Nas ciências da comunicação, considera-se que informação é tudo aquilo que reduz  a  incerteza  de  um  sistema.  Nesse  sentido, todos nós nos alimentamos de informação que nos permite não apenas prever como também controlar os acontecimentos de nosso meio. Previsão e con-
trole são duas das funções fundamentais da aprendizagem, inclusive nos organismos mais simples.

 

Na vida social, a informação é ainda mais essencial por que os fenômenos que nos rodeiam são complexos e cambiantes e, portanto, ainda mais incertos do que os que afetam os outros seres vivos. A incerteza é ainda maior na sociedade atual, como conseqüência da descentração do conhecimento e dos vertiginosos ritmos de mudança em todos os setores da vida. Um traço característico de nossa cultura da aprendizagem é que, em vez de ter de buscar ativamente a informação  com  que  alimentar  nossa  ânsia  de previsão  e  controle,  estamos  sendo abarrotados, superalimentados  de  informação,  na  maioria  das vezes em formato  fast food. Sofremos uma certa obesidade informativa, conseqüência de uma dieta pouco equilibrada.


INSTRUÇÃO: Para responder à questão,  preencha  os  parênteses  que  precedem  as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso.

 

Com relação à palavra “informívoros”, é correto afirmar:

 

(    ) Está grafada em itálico por ser uma expressão da linguagem informal.
(    ) Relaciona-se semanticamente com “alimento”,  “fast  food”,  “obesidade" e “dieta”.
(    ) Poderia ser substituída por “informófagos”, de sentido análogo.
(    ) Expressa a ironia e a inconformidade do autor

 

Escolha uma das alternativas.