PUC-RS 2009

Darwin ensina a aceitar as diferenças.

 

1. Este ano de 2009 irá se caracterizar pela pre-
2. sença muito frequente, na mídia e nos meios acadê-
3. micos, de Charles Darwin, o pacato cidadão que nas-
4. ceu no dia 12 de fevereiro de 1809, portanto há 200
5. anos, e que mudou nossa maneira de ver o mundo.
6. À época em que ele viveu, considerava-
7. se que os seres vivos haviam sido criados no pas-
8. sado tal como se mostravam no século 19. É o que se
9. chamou de fixismo: as espécies, incluindo a nossa,
10. seriam fixas, isto é, imutáveis. Pois Darwin sugeriu,
11. baseado em intensos e extensos estudos, principal-
12. mente após sua viagem de quase cinco anos pelo
13. mundo, que todos os seres vivos, sem exce-
14. ção, modificaram-se ao longo do tempo. A abelha,
15. que hoje forma colmeias e produz o tão apreciado
16. mel, no passado não era assim, não era nem mês-
17. mo um inseto social. As aves, que hoje nos encan-
18. tam com sua beleza e muitas delas com seu canto,
19. foram diferentes milhões de anos atrás. Na verdade,
20. estudos mostraram que elas evoluíram de um grupo
21. de dinossauros!
22. (...)
23. Ao propor que todos os seres vivos se modifica-
24. ram  a  partir  de  formas  ancestrais,  Darwin  criou  a
25. imagem de uma árvore da vida. Todas as folhas que
26. estão na parte externa dos ramos representam os
27. seres  vivos  atuais;  as  internas,  os  extintos.  Essa
28. imagem nos leva à conclusão de que todos viemos
29. de um ou poucos ancestrais muito remotos. De fato,
30. estudos de biologia molecular têm confirmado essa
31. inferência.
32. Qual a implicação dessa ideia? Todos constituí-
33. mos uma família! Somos, portanto, parentes uns dos
34. outros. (...) Como irmãos, temos nossas diferenças:
35. alguns são mais altos, outros mais gordos, alguns
36. possuem pele bem clara, outros pele escura, alguns
37. cabelos lisos, outros não, e assim por diante.
38. Na  perspectiva  darwiniana,  não  há  um  povo
39. escolhido, muito menos um povo que representa o
40. mal. Somos todos iguais do ponto de vista biológico,
41. no sentido da fraternidade. Diferença não implica qua-
42. lificação como melhor ou pior. É isto que celebramos
43. em Darwin: por meio de algumas ideias e conceitos
44. simples,  ele  revolucionou  o  mundo  acadêmico  e
45. também o modo como nos vemos no dia a dia. (...)


INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as afirmativas a seguir, sobre o uso de sinais de pontuação no texto, preenchendo os parênteses com V para verdadeiro e F para falso.


(   ) os  dois  pontos  da  linha  09  relacionam  uma explicação a “fixismo”.
(   ) o  ponto  da  linha  10  poderia  ser  substituído  por vírgula seguida de letra minúscula, sem prejuízo para o sentido da frase.
(   ) a vírgula que segue “assim” (linha 16) separa ideias que têm o mesmo valor sintático.
(   ) as vírgulas que seguem “gordos”, “escura” e “não” (linhas 35 a 37) poderiam ser substituídas por ponto e vírgula, sem prejuízo para o sentido ou para a sintaxe da frase.
(   ) o ponto da linha 40 poderia ser substituído por dois pontos seguido de letra minúscula, mantendo a correção da frase.

 

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

 

Escolha uma das alternativas.