PUC-RS 2010
1. Grande parte de nossas decisões é tomada de
2. maneira mais ou menos automática. Esse processo
3. é guiado pelo valor que se dá às diversas experiê-
4. ncias do passado. Se uma pessoa desperta boas emo-
5. ções em mim, toda vez que eu a encontrar vou reviver
6. uma memória que se divide em dois aspectos:
7. o cognitivo (quem é essa pessoa) e o emocional
8. (é alguém de quem eu gosto). Não há memória ou
9. tomada de decisões neutras, sem emoção.
10. Na verdade, nada é mais essencial para a identi-
11. dade de uma pessoa do que o conjunto de experiên-
12. cias armazenadas em sua mente. Por isso, o que
13. mais distingue a memória humana é a capacidade
14. de ter uma autobiografia. Cada um de nós sabe quan-
15. do nascemos, quem são nossos pais, nossos ami-
16. gos, quais são nossas preferências, o que já realiza-
17. mos na vida… Enfim, qual é nossa história. Um chim-
18. panzé ou um cão têm isso de forma limitada; sua me-
19. mória não possui a mesma riqueza de detalhes e
20. abrangência. Essa diferença é amplificada pela lin-
21. guagem, que codifica memórias não verbais em for-
22. mas verbais, expandindo enormemente tudo o que o
23. ser humano é capaz de memorizar.
24. Cada vez que a memória decai, e conforme a ida-
25. de isso ocorre em maior ou menor grau, perde-se
26. um pouco da interação com o mundo. Mas a ciência
27. vem avançando no conhecimento dos mecanismos da
28. memória e de como fazer para preservá-la. Pesquisas
29. recentes permitem vislumbrar o dia em que será reali-
30. dade a manipulação da memória humana. (...)
31. A neurociência é um campo tão promissor que, nos
32. Estados Unidos, um quinto do financiamento em pes-
33. quisas médicas do governo federal vai para as tentati-
34. vas de compreender os mecanismos do cérebro. E os
35. estudos sobre a memória têm lugar destacado nesse
36. esforço científico. Afinal, mantê-la em perfeito funcio-
37. namento tornou-se preocupação central nas socieda-
38. des modernas, na qual dois fenômenos desafiam: a ex-
39. posição a uma carga diária excessiva de informações,
40. que o cérebro precisa processar, selecionar e, se rele-
41. vantes, reter para uso futuro; e o aumento da expecta-
42. tiva de vida, que se traduz em uma população mais
43. vulnerável a distúrbios associados à perda de memória.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 30, relacione as ideias às expressões e numere os parênteses.
1. oposição
2. hipótese
3. conclusão
4. consequência
5. síntese
6. frequência
7. comparação
( ) “Se” (linha 04)
( ) “Enfim” (linha 17)
( ) “Cada vez” (linha 24)
( ) “Mas” (linha 26)
( ) “tão ... que” (linha 31)
A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é
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