Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

PUC-RS 2013

Para responder à questão, considere as afirmações abaixo sobre o desenvolvimento histórico e as características socioeconômicas de Esparta, uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga.

I. A região do Peloponeso em que Esparta foi fundada não conheceu a invasão dos Dórios, que se fixaram na Ática, sendo assim preservadas, na história espartana, as características sociais e culturais da civilização dos Aqueus.

II. Em Esparta não se verificou uma tirania reformadora, como em Atenas e Corinto, mas, ao longo do século VII a.C., a sociedade espartana sofreu transformações, tradicionalmente atribuídas a Licurgo, um legislador mitológico.

III. A camada social de Esparta conhecida como Periecos ou Provincianos era composta por homens livres, sem estatuto de cidadania, que formavam comunidades independentes na Lacônia e na Messênia, participando do exército em épocas de guerra.

IV. Os dois reis que compunham o ápice da estrutura política de Esparta comandavam o exército e exerciam funções sacerdotais, tendo seu poder normalmente limitado e fiscalizado pela gerúsia e pelos éforos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login