PUC-RS 2013

Para responder à questão, considere as afirmações abaixo sobre o desenvolvimento histórico e as características socioeconômicas de Esparta, uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga.

I. A região do Peloponeso em que Esparta foi fundada não conheceu a invasão dos Dórios, que se fixaram na Ática, sendo assim preservadas, na história espartana, as características sociais e culturais da civilização dos Aqueus.

II. Em Esparta não se verificou uma tirania reformadora, como em Atenas e Corinto, mas, ao longo do século VII a.C., a sociedade espartana sofreu transformações, tradicionalmente atribuídas a Licurgo, um legislador mitológico.

III. A camada social de Esparta conhecida como Periecos ou Provincianos era composta por homens livres, sem estatuto de cidadania, que formavam comunidades independentes na Lacônia e na Messênia, participando do exército em épocas de guerra.

IV. Os dois reis que compunham o ápice da estrutura política de Esparta comandavam o exército e exerciam funções sacerdotais, tendo seu poder normalmente limitado e fiscalizado pela gerúsia e pelos éforos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Escolha uma das alternativas.