PUC-RS 2014

Responda à questão com base nas afirmativas sobre a exploração das reservas minerais no continente africano.

I. O crescimento dos países africanos é impulsionado principalmente pelas exportações de recursos naturais como cobre, níquel, diamantes, ouro, petróleo e gás. O resultado dessas exportações é utilizado para melhorar a distribuição de renda e a qualidade de vida da população.

II. As riquezas da África atraem a atenção das potências político-econômicas dependentes de recursos energéticos, principalmente a União Europeia, os Estados Unidos e a República Popular da China.

III. A exploração excessiva dos recursos naturais para exportação pode ser um caminho sem retorno, na medida em que o continente africano acabará despojado de recursos fundamentais ao seu futuro desenvolvimento econômico, como o petróleo e o gás natural.

IV. Países como Grã-Bretanha, França, Portugal, Espanha e Bélgica, entre outros, exploraram os recursos minerais de suas colônias africanas. A independência dos países africanos, a partir dos anos 50 do século XX, alterou as condições de exploração e impulsionou o seu desenvolvimento econômico.

Estão corretas apenas as afirmativas

Escolha uma das alternativas.