PUC-RS 2015

Considere o texto e as afirmativas a seguir.

A água armazenada no planeta parece ser abundante, mas o modelo de desenvolvimento econômico vigente em todos os países do mundo busca um aumento contínuo da produção e do consumo de bens, o que ameaça a dinâmica da natureza. Isso afeta, por exemplo, a disponibilidade, o tratamento e a distribuição de água potável para as comunidades humanas.

Sobre esse fato, afirma-se:

I. Os representantes dos países participantes da primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio de Janeiro 72 – manifestaram sua preocupação em relação ao fato de colocarem em risco os seus recursos hídricos.
II. A Carta da Terra, lançada na ECO 92, propõe várias políticas referentes aos recursos naturais, estabelecendo as bases para cuidados ambientais dos recursos hídricos.
III. Hoje temos que enfrentar a má qualidade da água, em decorrência da poluição, além da ameaça de quan­tidades insuficientes desse recurso para o crescente consumo.
IV. As águas continentais, consideradas um bem livre, vão se tornando rapidamente um recurso natural estra­tégico, originando, inclusive, conflitos pela sua posse.

Estão corretas apenas as afirmativas

Escolha uma das alternativas.