PUCSP 2003

Considere o texto e as afirmações apresentadas a seguir.

"Na Colômbia, no Equador, no Peru e na Bolívia, os Andes dominam tudo... A influência dos Andes reflete-se na flora, na fauna, na economia e na civilização de seus habitantes..."
(CUNILL, Pedro. 'A América andina', p. 7)

I. Como um sistema montanhoso, os Andes constituem territórios de diversas altitudes, com predomínio de vastos altiplanos que chegam a superar os 4.000 metros. Esse fator explica a baixa biodiversidade dos países andinos, pois apenas poucas espécies adaptam-se a essa diversidade de altitudes.
II. A diversidade de altitudes nas regiões andinas implica contrastes climáticos significativos. Inclusive os segmentos da cordilheira situados na zona equatorial estão sob o domínio de climas temperados e frios nos seus planaltos elevados.
III. A distribuição vegetal no domínio andino obedece a um zoneamento vertical: até 1.100 m - florestas tropicais; de 1.100 m a 2.200 m - mata heterogênea com diminuição de espécies tropicais; de 2.200 m a 3.300 m - mata heterogênea com diminuição do porte; superior a 3.300 m - ausência da vegetação arbórea.

SOMENTE corresponde ao quadro físico da região andina o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.