Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Átomo e Sua Estrutura

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Átomo e Sua Estrutura dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. COL NAVAL 2011
    Os átomos de certo elemento são constituídos cada um de 38 prótons, 50 nêutrons e 38 elétrons. Assinale a opção que apresenta os valores corretos de número atômico e número de massa, respectivamente, e do tipo de íon que ele é capaz de formar para atingir a estabilidade.
  2. 2. UNESP 2014
    Água coletada em Fukushima em 2013 revela radioatividade recorde A empresa responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que as amostras de água coletadas na central em julho de 2013 continham um nível recorde de radioatividade, cinco vezes maior que o detectado originalmente. A Tepco explicou queuma nova medição revelou que o líquido, coletado de um poço de observação entre os reatores 1 e 2 da fábrica, continha nível recorde do isótopo radioativo estrôncio-90. (www.folha.uol.com.br. Adaptado.) O estrôncio-90,  , é o principal isótopo desse elemento químico encontrado nos reatores nucleares. Sobre esse isótopo, é correto afirmar que seu cátion bivalente possui
    O modelo atômico clássico é dividido em duas grandes regiões: o núcleo - região central, extremamente pequena e densa - e a eletrosfera. Considerando seus conhecimentos, indique a alternativa correta.
  4. 4. CEFET-MG 2010
    Considere a espécie química esquematizada a seguir. Sobre essa representação, afirma-se, corretamente, que
    Considerando as relações atômicas:
  6. 6. UTF-PR 2010
    Considere as espécies químicas monoatõmicas indicadas na tabela abaixo. Em relação às espécies químicas monoatõmicas apresentadas na tabela, pode-se afirmar que:
  7. 7. CCAMPOS 2011
    O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui x prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons. O número de massa de C é 2x+2. Sabendo-se que A e C são isótonos, pode-se aflrmar que o somatório do número de massa, do número atômico e de número de nêutrons dos elementos A, B e C, respectivamente, está relacionado na alternativa:
    O número atômico e o número de massa são utilizados para que o químico consiga descrever um átomo de um determinado elemento químico. Com relação a estes dois números, marque a alternativa incorreta.
  9. 9. IFSP 2012