Exercícios de Compostos Orgânicos Oxigenados II

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Compostos Orgânicos Oxigenados II dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UEMA 2015
    A bactéria anaeróbia Clostridium botulinum é um habitante natural do solo que se introduz nos alimentos enlatados mal preparados e provoca o botulismo. Ela é absorvida no aparelho digestivo e, cerca de 24 horas, após a ingestão do alimento contaminado, começa a agir sobre o sistema nervoso periférico causando vômitos, constipação intestinal, paralisia ocular e afonia. Uma medida preventiva contra esse tipo de intoxicação é não consumir conservas alimentícias que apresentem a Iata estufada e odor de ranço, devido à formação da substância CH3CH2CH2COOH. O composto químico identificado, no texto, é classificado como:
  2. 2. UEA 2014
    O óleo da amêndoa da andiroba, árvore de grande porte encontrada na região da Floresta Amazônica, tem aplicações medicinais como antisséptico, cicatrizante e anti-inflamatório. Um dos principais constituintes desse óleo é a oleína, cuja estrutura química está representada a seguir. Na estrutura da oleína são encontrados grupos funcionais característicos da função orgânica:
  3. 3. Stoodi
    A figura abaixo mostra a fórmula estrutural do composto que é retirado do óleo essencial da canela sendo a responsável pelo sabor e aroma característico muito apreciado na culinária e também na indústria de cosméticos. Identifique a função orgânica presente nesta molécula.
  4. 4. UERJ 2015
    A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição de determinados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácido etanoico, de acordo com a equação química abaixo. A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função químlca denominada:
  5. 5. ITA 2013
    Considere as seguintes substâncias: Dessas substâncias, é(são) classiflcada(s) como cetona(s) apenas:
  6. 6. UERJ 2008
    As fragrâncias características dos perfumes são obtidas a partir de óleos essenciais. Observe as estruturas químicas de três substâncias comumente empregadas na produção de perfumes: O grupo funcional comum às três substâncias corresponde à seguinte função orgânica:
  7. 7. Stoodi
    Na indústria de alimentos e bebidas é comum a utilização de conservantes e fungicidas, sendo o benzoato de sódio a substância mais comum. Observe a estrutura do benzoato de sódio abaixo. Identifique entre as alternativas aquela que corretamente indica a função orgânica deste composto.
  8. 8. Stoodi
    Os haletos de acila (ou haletos de ácido) são compostos derivados dos ácidos carboxílicos. Identifique a alternativa que só contém haletos de acila.
  9. 9. Espcex (Aman) 2015
    A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintéticos desenvolvido e ainda é um dos fármacos mais consumidos no mundo. Contém como princípio ativo o Ácido Acetilsalicílico (AAS), um analgésico e antipirético, de fórmula estrutural plana simplificada mostrada abaixo: Considerando a fórmula estrutural plana simplificada do AAS, a alternativa que apresenta corretamente a fórmula molecular do composto e os grupos funcionais orgânicos presentes na estrutura é:
  10. 10. UERJ 2015
    Na pele dos hipopótamos, encontra-se um tipo de protetor solar natural que contém os ácidos hipossudórico e nor-hipossudórico. O ácido hipossudórico possui ação protetora mais eficaz, devido à maior quantidade de um determinado grupamento presente em sua molécula, quando comparado com o ácido nor-hipossudórico, como se observa nas representações estruturais a seguir. O grupamento responsável pelo efeito protetor mais eficaz é denominado:
  11. 11. UNIUBE
    Na indústria alimentícia, é comum designarem-se os aditivos de alimentos por meio e códigos, formados geralmente por letras e algarismos romanos. Quando aparece no rótulo de um produto alimentício a indicação “contém conservante P.I.”, isso significa que há benzoato de sódio, um sal orgânico. Os reagentes que representam corretamente a reação de obtenção desse sal são:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login