Exercícios de Estudo da Eletrosfera

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Estudo da Eletrosfera dos maiores vestibulares do Brasil.

O diagrama de Linus Pauling, também conhecido como diagrama das diagonais, é utilizado para determinar a ordem crescente de energia dos elétrons nos subníveis. Neste diagrama estão associados:
  2. 2. UGF-RJ
    O físico dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) enunciou, em 1913, um modelo atômico que relacionou a quantidade de energia dos elétrons com sua localização na eletrosfera. Em relação à energia associada às transições eletrônicas, um elétron, ao absorver energia, pode sofrer a seguinte transição:
    De acordo com o diagrama de Linus Pauling, assinale a proposição correta.
    No processo de ionização de átomos, ou seja, na transformação de espécies neutras em cátions, os elétrons são retirados sempre do(a):
  5. 5. Espcex (Aman) 2011
    A distribuição eletrônica do átomo de ferro (Fe), no estado fundamental, segundo o diagrama de Linus Pauling, em ordem energética, é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6. Sobre esse átomo, considere as seguintes afirmações: I. O número atômico do ferro (Fe) é 26. II. O nível/subnível 3d6 contém os elétrons mais energéticos do átomo de ferro (Fe), no estado fundamental. III. O átomo de ferro (Fe), no nível/subnível 3d6, possui 3 elétrons desemparelhados, no estado fundamental. IV. 0 átomo de ferro (Fe) possui 2 elétrons de valência no nível 4 (4s2), no estado fundamental. Das afirmações feitas, está(ão) correta(s)
    Para a caracterização da energia de um elétron num orbital precisamos conhecer/determinar:
    Uma das aplicações explicadas pelo modelo atômico de Rutherford-Bohr é o fenômeno de emissão de luz de coloração característica que pode ser observado na queima de fogos de artifícios, em letreiros luminosos e também em testes de chama, este último realizado em laboratório permite a identificação de elementos metálicos. Este efeito é conhecido como:
    Um elétron caracterizado pelos dois primeiros números quânticos ("n" e "l") de valores 3 e 2, respectivamente, está localizado
    Em 1921, Stern e Gerlach determinaram o quarto número quântico: s ou ms - número quântico de spin. De acordo com esses dois cientistas e baseados em fatos experimentais, os elétrons se comportam como:
    A região em que ocorre uma maior probabilidade de um elétron ser encontrado em um átomo é chamada de:
  11. 11. PUC-RS
    Quando se salpica um pouco de cloreto de sódio ou bórax diretamente nas chamas de uma lareira, obtêm-se chamas coloridas. Isso acontece porque nos átomos dessas substâncias os elétrons excitados:
    Identifique dentre as alternativas a configuração eletrônica corretamente representada para o íon Cr2+. Dado: número atômico do crômio = 24
    O número atômico de um átomo cujo cátion trivalente apresenta a configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 é:
    O número quântico magnético (m ou m) indica a orientação dos orbitais no espação e assume valores que vão de - até + . Considerando um valor de = 3, quantos orbitais são possíveis.
    Define-se orbital como:
    Um átomo neutro com Z = 25 pode ter seu elétron mais externo (elétrons de valência) caracterizado pelos números quânticos principal (n), secundário (l) e magnético (ml) apresentados na alternativa:
    A camada mais externa do átomo de oxigênio apresenta o subnível p com 4 elétrons. Qual o número quântico magnético (ml) do primeiro orbital que será preenchido nesse subnível?
  18. 18. Espcex (Aman) 2011
    Considere três átomos cujos símbolos são M, X e Z, e que estão nos seus estados fundamentais. Os átomos M e Z são isótopos, isto é, pertencem ao mesmo elemento químico; os átomos X e Z são isóbaros e os átomos M e X são isótonos. Sabendo que o átomo M tem 23 prótons e número de massa 45 e que o átomo Z tem 20 nêutrons, então os números quãnticos do elétron mais energético do átomo X são: Observação: Adote a convenção de que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui o número quântico de spin igual a -1/2.
    O número quântico secundário ( ) indica o tipo de orbital, podendo ser s (sharp), p (principal), d (diffuse) e f (fundamental). Para um valor de n = 4, quantos são os tipos de orbitais associados?
  20. 20. UFPR 2010
    Considere as seguintes afirmativas sobre dois elementos genéricos X e Y: * X tem número de massa igual a 40; * X é isóbaro de Y; * Y tem número de nêutrons igual a 20. Assinale a altemativa que apresenta, respectivamente, o número atômico e a configuração eletrônica para o cátion bivalente de Y.
  21. 21. CESGRANRIO 2011