Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Estudo dos Gases II

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Estudo dos Gases II dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFRN
    A densidade de um gás é 1,96 g/L, medida nas CNPT. A massa molecular desse gás é:
  2. 2. PUC-RJ 2015
    Assumindo que uma amostra de gás oxigênio puro, encerrada em um frasco, se comporta idealmente, o valor mais próximo da densidade, em g L-1 , desse gás a 273 K e 1,0 atm é: Considere: R = 0,082 atm L mol-1 K-1      M(O2 ) = 32 g mol-1
  3. 3. UFSE
    Dentre os gases abaixo, nas mesmas condições, o que se difunde mais rapidamente é:
  4. 4. UEMA 2014
    Ao se adquirir um carro novo, é comum encontrar no manual a seguinte recomendação: mantenha os pneus do carro corretamente calibrados de acordo com as indicações do fabricante. Essa recomendação garante a estabilidade do veículo e diminui o consumo de combustível. Esses cuidados são necessários porque sempre há uma perda de gases pelos poros da borracha dos pneus (processo chamado difusão). É comum calibrarmos os pneus com gás comprimido ou nas oficinas especializadas com nitrogênio. O gás nitrogênio consegue manter a pressão dos pneus constantes por mais tempo que o ar comprimido (mistura que contém além de gases, vapor da água que se expande e se contrai bastante com a variação de temperatura). Considerando as informações dadas no texto e o conceito de difusão, pode-se afirmar, em relação à massa molar do gás, que
  5. 5. CFTMG
    Um cilindro metálico contém um gás desconhecido, cuja densidade é igual a 1,25 g/L quando submetido às CNTP. Pode-se concluir, corretamente, que esse gás é denominado de? Dados: N = 14; O = 16; H = 1; C = 12.
  6. 6. FUVEST 2011
    Um laboratório químico descartou um frasco de éter, sem perceber que, em seu interior, havia ainda um resíduo de 7,4 g de éter, parte no estado líquido, parte no estado gasoso. Esse frasco, de 0,8 L de volume, fechado hermeticamente, foi deixado sob o sol e, após um certo tempo, atingiu a temperatura de equilíbrio T = 37 °C, valor acima da temperatura de ebulição do éter. Se todo o éter no estado líquido tivesse evaporado, a pressão dentro do frasco seria NOTE E ADOTE No interior do frasco descartado havia apenas éter. Massa molar do éter = 74 g K = oC + 273 R (constante universal dos gases) = 0,08 atm.L / (mol.K)
  7. 7. UECE
    O gás SO3, poluente atmosférico, é um dos responsáveis pela formação da chuva ácida. A sua densidade, em g/L a 0,90 atm e 20 °C é, aproximadamente:
  8. 8. UEG 2011
    Considere um recipiente de 6 L de capacidade e 27 °C de temperatura, o qual apresenta uma mistura de 1, 2 e 5 mols de dióxido de carbono, nitrogênio e argônio, respectivamente. A pressão exercida no recipiente, em atm, será de, aproximadamente: Dado: R = 0,082 atm.L.moI-1.K-1
  9. 9. CEFET-MG 2011
    Um cilindro metálico contém um gás desconhecido, cuja densidade e igual a 1,25 g/L quando submetido às CNTP. Pode-se concluir, corretamente, que esse gás é denominado Dado: N = 14; O = 16; H = 1; C = 12.
  10. 10. UNESP 2011
    Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, potencialmente perigosa para os seres vivos. Para cada classe de fogo existe pelo menos um tipo de extintor. Quando o fogo é gerado por líquidos inflamáveis como álcool, querosene, combustíveis e óleos, os extintores mais indicados são aqueles com carga de pó químico ou gás carbônico. Considerando-se a massa molar do carbono = 12 g.mol-1, a massa molar do oxigênio = 16 g. mol-1 e R = 0,082 atm.L. mol-1.K-1, o volume máximo, em litros, de gás liberado a 27°C e 1 atm, por um extintor de gás carbônico de 8,8 kg de capacidade, é igual a:
  11. 11. UFC 2008
    Em um recipiente fechado com capacidade para 2,0 L, encontra-se uma mistura de gases ideais composta por 42,0 g de N2 e 16,0 g de O2 a 300 K. Assinale a alternativa que expressa corretamente os valores das pressões parciais (em atm) do gases N2; e O2, respectivamente, nessa mistura. Dado: R = 0,082 atm . L . mol-1 . K-1
  12. 12. UEL-PR
    De acordo com a lei da efusão dos gases de Graham: “A velocidade com que um gás atravessa um pequeno orifício é proporcional à velocidade molecular média que por sua vez é inversamente proporcional a M, sendo M a massa molar do gás”. Considere um recipiente contendo igual quantidade, em mols, das seguintes substâncias no estado gasoso e nas mesmas condições de pressão e temperatura: H2S (cheiro de ovo podre); (CH3)2O (cheiro de éter); SO2 (cheiro do gás produzido ao riscar um palito de fósforo). Ao abrir pequeno orifício no recipiente, os gases devem ser sentidos na seguinte sequência:
  13. 13. UFC 2010
    A reação de explosão da nitroglicerina acontece quando este composto é submetido a uma onda de choques provocada por um detonador, causando sua decomposição de acordo com a reação: 4 C3H5(NO3)3 (l) → 6 N2 (g) + O2 (g) + 12 CO2 (g) + 10 H2O (g) Considerando que esta reação ocorre a 1,0 atm e a 298,15 K e que os gases gerados apresentam comportamento ideal, assinale a alternativa que corretamente indica o volume total (em L) de gás produzido quando ocorre a explosão de quatro moles de nitroglicerina. Dado: R = 0,082 atm L mol-1 K-1.
  14. 14. Stoodi
    Qual dos gases abaixo apresenta maior velocidade de efusão?
  15. 15. UFRGS 2010
    Considere o enunciado a seguir e as três propostas para completá-Io. Em dada situação, substâncias gasosas encontram-se armazenadas, em idênticas condições de temperatura e pressão, em dois recipientes de mesmo volume, como representado a seguir. Nessa situação, os recipientes 1 e 2 contêm 1 - o mesmo número de moléculas. 2 - a mesma massa de substâncias gasosas. 3 - o mesmo número de átomos de oxigênio. Quais propostas estão corretas?
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login