Exercícios de Funções Inorgânicas I

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Funções Inorgânicas I dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    O óleo de cozinha usado pode virar sabão em pedra de uma forma bem simples. Basta ter em casa um recipiente de plástico (balde comum), água, sabão em pó, soda cáustica e essência de óleo aromático. Apesar de ser um procedimento simples, a soda cáustica deve ser manuseada com cuidado pois é uma base forte e corrosiva, ou seja, corrói ou ataca os tecidos humanos. A soda cáustica possui fórmula NaOH cujo nome oficial pode ser encontrado na alternativa:
  2. 2. ETEC 2015
    Na BR-381, na região central de Minas Gerais, houve um acidente com uma carreta que transportava H2SO4. Devido ao acidente, ocorreu o vazamento do material transportado atingindo o Rio Piracicaba. Acesso em: 20.03.2015. Adaptado. A água desse rio, na região do acidente, apresentou-se
  3. 3. Stoodi
    A escala de pH é uma escala numérica que indica a acidez ou basicidade de soluções aquosas. Saber as condições de pH é algo muito importante não só na química como também na biologia, medicina, agricultura, ciências ambientais, engenharia, entre outros. Considerando os conhecimentos sobre a escala de pH, assinale a alternativa que corretamente associa os valores de pH com as condições de acidez ou basicidade.
  4. 4. ENEM 2016
    Nos anos 1990, verificou-se que o rio Potomac situado no estado norte-americano de Maryland, tinha em parte de seu curso, águas extremamente ácidas por receber um efluente de uma mina de carvão desativada, o qual continha ácido sulfúrico (H2SO4). Essa água, embora límpida, era desprovida de vida. Alguns quilômetros adiante, instalou-se uma fábrica de papel e celulose que emprega hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3) em seus processos. Em pouco tempo observou-se que, a partir do ponto em que a fábrica lança seus  rejeitos no rio, a vida aquática voltou a florescer. HARRIS D.C. Análise química quantitativa, Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos. 2012 (adaptado) A explicação para o retorno da vida aquática nesse rio é a
  5. 5. Stoodi
    O sal formado na neutralização do ácido clorídrico (HCl) por hidróxido de amônio (NH4OH) recebe o nome de
  6. 6. Stoodi
    O hidróxido de lítio é uma monobase utilizada para purificação de compostos gasosos (remove CO2), como matéria prima para produção de graxas lubrificantes, como catalisador em processos de polimerização e em corantes. Dê a equação química que representa a dissociação do hidróxido de lítio em meio aquoso:
  7. 7. ENEM 2014
    Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre. SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem… A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado). A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela
  8. 8. UFG 2012
    O esquema apresentado a seguir mostra as regiões da língua que respondem mais intensamente aos diferentes sabores. Considere as seguintes substâncias representadas quimicamente: 1. NaCl 2. H3CCOOH 3. C12H22O11 4. Fe 5. H2O São capazes de excitar as regiões I, II e III da língua, respectivamente, as seguintes substâncias apresentadas:
  9. 9. Stoodi
    Para estudar a condutividade elétrica do cloreto de sódio, preparou-se uma solução saturada de NaCl em um copo com água e, a esse sistema, colocou-se um gerador de corrente com uma lâmpada. O esquema que ilustra de maneira correta o sistema obtido é:
  10. 10. Stoodi
    O SO2(g) é um dos principais poluentes atmosféricos que afeta a vida do homem. Sua presença na atmosfera resulta em danos aos vegetais, aos corpos de águas superficiais, aos bens artísticos e arquitetônicos e à saúde dos seres vivos. A principal fonte de emissão desse gás para a atmosfera é a combustão de materiais que contenham enxofre na sua composição. É o caso do enxofre presente nos combustíveis fósseis. Quando se queima um combustível que contém enxofre, forma-se o SO2(g), que é emitido junto com os outros gases de exaustão. Embora o enxofre se apresente na forma de diferentes compostos, a reação pode ser representada pela seguinte equação geral: S(s) + O2(g) → SO2(g) (1) Como o SO2(g) é solúvel em H2O(l), ele pode ser incorporado às gotículas que formam as nuvens, formando o H2SO3(aq) conforme equação a seguir: SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq) (2) Outras substâncias (R) presentes na atmosfera podem também ser incorporadas às gotículas de água das nuvens e oxidar ou servir como catalisador para a reação de oxidação do H2SO3(aq) a H2SO4(aq) tal como apresentado abaixo: H2SO3(aq) + R(oxidante) → H2SO4(aq) (3) Cardoso, A. A. Franco, A. Algumas reações do enxofre de importância ambiental. Química Nova na Escola. n.15. 2002. Os dois ácidos de Arrhenius envolvidos nas reações que ocorrem na atmosfera devido a combustão do combustível fóssil em questão são:
  11. 11. UERJ 2016
    O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano. O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica. Esse ácido é denominado:
  12. 12. ENEM 2010
    O rótulo de uma garrafa de água mineral natural contém as seguintes informações: As informações químicas presentes no rótulo de vários produtos permitem classificar o produto de várias formas, de acordo com seu gosto, seu cheiro, sua aparência, sua função, entre outras. As informações da tabela permitem concluir que essa água é
  13. 13. MACKENZIE 2016
    Alguns produtos comercializados no mercado têm como principais componentes substâncias inorgânicas, nas quais o elemento químico sódio encontra-se presente. Na tabela abaixo, segue a relação de algumas dessas substâncias. Assinale a alternativa na qual encontram-se as fórmulas químicas das substâncias inorgânicas presentes nos produtos comercializados, na ordem que aparecem na tabela, de cima para baixo.
  14. 14. Stoodi
    O enxofre pode formar um hidrácido (H2S) e um oxiácido (H2SO4), cujos nomes, respectivamente, são    
  15. 15. UEPA 2012
    Durante uma atividade experimental no laboratório, o professor de química teve que interromper sua aula, pois presenciou uma situação de Bullying. Um grupo de alunos utilizou de seus conhecimentos sobre as substâncias 1 (AgNO3), 2 (H2SO4) , 3 (H2O2) e 4 (Na) para assustar algumas garotas. A substância 1 foi derramada sobre as bancadas para manchar as mãos, a 2 nas cadeiras para queimar jaleco, a 3 foi jogada nos cabelos para descolorir e a 4 foi lançada na água para assustar com uma pequena explosão. As nomenclaturas das substâncias 1, 2 e 3 são respectivamente:
  16. 16. Stoodi
    Um vazamento de amônia em um frigorífico intoxicou mais de 60 pessoas na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu em um cano externo da empresa, mas o ar contaminado entrou pelas janelas e afetou os trabalhadores. Disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/09/vazamento-de-amonia-em-frigorifico-da-jbs-intoxica-funcionarios-em-goias.html. Acesso em: 6 mar. 2017 (adaptado). Caso esse vazamento tivesse ocorrido em água, haveria formado:
  17. 17. Stoodi
    O ácido fosfórico é um oxiácido que possui três hidrogênios ionizáveis. O ânion resultante da ionização total desse ácido é chamado:
  18. 18. Stoodi
    O bário é um metal alcalinoterroso (grupo 2 ou família IIA), que pode formar a base cuja fórmula está corretamente representada na alternativa:
  19. 19. Stoodi
    O hidróxido de magnésio, elemento químico do grupo 2 (família IIA), é uma base de Arrhenius cuja dissociação iônica é representada por:
  20. 20. Stoodi
    Um estudante quis elaborar uma bandeira do Brasil utilizando soluções de caráter ácido, básico e neutro. Para isso ele mandou confeccionar um recipiente de vidro com o formato da bandeira. De forma esquemática, o recipiente tinha a seguinte estrutura: Como as soluções disponíveis eram todas incolores, um amigo lhe deu a ideia de utilizar um indicador azul de bromotimol. Este indicador em contato com uma solução de caráter ácido torna-se amarelo, em meio básico azul e em meio neutro verde. Justamente as cores da bandeira do Brasil. Para que a bandeira seja formada, o pH das soluções do recipiente 1, 2 e 3 deverá ser respectivamente:  
  21. 21. Stoodi
    Um ácido de Arrhenius será classificado como forte quando:
  22. 22. Stoodi
    As bases dos metais alcalinos terrosos (Família 2A) são solúveis, exceto:
  23. 23. Stoodi
    Em um laboratório, foi realizada uma neutralização parcial de ácido fosfórico (H3PO4) utilizando-se hidróxido de cálcio (Ca(OH)2), em uma proporção 1:1. A equação química balanceada dessa neutralização é representada por:
  24. 24. Stoodi
    O leite de magnésia, solução de Mg(OH)2, é um medicamento utilizado para combater o problema de acidez estomacal – excesso de HCl no estômago. A reação de neutralização total do ácido presente no estômago pelo leite de magnésia é dada por:
  25. 25. ENEM 2013
    A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química: 4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l)  →  2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq) FIGUEIREDO. B. R. Minérios e Ambientes. Campinas. Unicamp. 2000. Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o
  26. 26. Stoodi
    A neutralização de um mol de ácido clorídrico com um mol de hidróxido de magnésino é representada pela equação química:
  27. 27. Stoodi
    Em relação às substâncias NaOH, NH4OH, Al(OH)3, Fe(OH)2 e Fe(OH)3, assinale a única afirmação CORRETA:
  28. 28. Stoodi
    O ácido bórico (H3BO3) pode dar origem ao ácido metabórico, cuja fórmula é
  29. 29. Stoodi
    Sabendo que o ácido carbônico é diprótico, sua ionização total pode ser representada da seguinte forma:
  30. 30. FUVEST 2014
    Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo sotuções aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir: As soluções aquosas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login