Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Outras Funções Orgânicas

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Outras Funções Orgânicas dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. FATEC-SP
    Durante a Guerra do Vietnã, o chamado “agente-laranja", que atuava como desfolhante nas árvores da floresta, foi destaque, pois essa substância e altamente cancerígena. As funções presentes na molécula desse composto são:
  2. 2. CESGRANRIO 2011
    O gênero Plocamium (Rhodophyta) compreende mais de 40 espécies de algas marinhas. que são amplamente distribuídas em todos os oceanos. A investigação química dessas algas tem sido comentada em artigos científicos, resultando no isolamento de um número considerável de substâncias orgânicas halogenadas. A figura a seguir representa uma das substâncias isoladas da alga citada. DADOS: C-12; H-1; Br-80; O-16 Analisando a estrutura da substância, na figura acima, conclui-se que a massa molecular e as funções orgânicas presentes na substância são, respectivamente:
  3. 3. UNESP 2015
    A degradação anaeróbica de matéria orgânica contendo enxofre pode levar à formação de substâncias com odores altamente desagradáveis. Dentre essas substâncias estão o gás sulfídrico (H2S) e as mercaptanas, como a pentamercaptana (1-pentanotiol). Assinale a alternativa que apresenta corretamente a geometria molecular do gás sulfídrico e a fórmula molecular do 1-pentanotiol.
  4. 4. FUVEST
    A contaminação por benzeno, clorobenzeno, trimetilbenzeno e outras substâncias utilizadas na indústria como solventes pode causar efeitos que vão da enxaqueca a leucemia. Conhecidos como compostos orgânicos voláteis, eles têm alto potencial nocivo e cancerígeno e, em determinados casos, efeito tóxico cumulativo. O Estado de S. Paulo, 17 de agosto de 2001. Pela leitura do texto, é possível afirmar que: I. certos compostos aromáticos podem provocar leucemia. II. existe um composto orgânico volátil com nove átomos de carbono. III. solventes industriais não incluem compostos orgânicos halogenados. Está correto apenas o que se afirma em:
  5. 5. MACKENZIE-SP
    Sobre as ligações existentes no cloreto de metilmagnésio, cuja fórmula é dada acima, é correto afirmar que:
  6. 6. UESPI 2012
    O ácido pícrico originalmente foi usado como corante. especialmente para a seda. Atualmente. na medicina, é utilizado na produção de fármacos contra queimaduras e para medir a quantidade de creatinina no sangue. Sua fórmula estrutural é: Com relação à molécula do ácido pícrico, assinale a alternativa incorreta:
  7. 7. UFPI
    Os hidrocarbonetos de baixo peso molecular são gases extremamente inflamáveis. A fim de evitar incêndios ou explosões, pequenas quantidades de mercaptana, composto orgânico volátil de odor desagradável que contém enxofre, são adicionadas ao gás de cozinha para alertar os usuários sobre o escapamento indevido dos gases. Identifique a alternativa que apresenta dois componentes do gás de cozinha.
  8. 8. FUVEST 1990
    Hidrocarbonetos halogenados, usados em aerossóis, são também responsáveis pela destruição da camada de ozônio da estratosfera. São exemplos de hidrocarbonetos halogenados:
  9. 9. UFG
    Reagentes de Grignard (RMgX, em que R é um grupo alquila) reagem com aldeídos para produzir álcoois secundários, de acordo com a seguinte equação química genérica. Para produzir o composto pentan-3-ol, R e R´ devem ser
  10. 10. MACKENZIE-SP
    Na bula de certo antiinflamatório Iê-se que esse medicamento é muito solúvel em metanol e triclorometano, solúvel em etanoato de isopropila, etanol e tolueno, e pouco solúvel em 2-propanol. É incorreto afirmar que na descrição feita há:
  11. 11. UCS-RS
    Um aluno, ao estudar a nomenclatura dos compostos orgânicos relacionada com a função orgânica dos mesmos, fez as seguintes anotações: I. Acetato de etila é um éter. II. Butanal é um aldeído. III. Butanona é uma cetona. IV. Ciclo-hexanol é um álcool. V. Cloreto de etanoíla é um ester. VI. Cloreto de etila é um haleto de alquila. VII. Tolueno é um fenol. Dessas anotações:
  12. 12. ITA 2007
    Em junho deste ano, foi noticiado que um caminhão transportando cilindros do composto t-butil mercaptana (2-metil-2-propanotiol) tombou na Marginal Pinheiros - cidade de São Paulo. Devido ao acidente, ocorreu o vazamento da substância. Quando adicionada ao gás de cozinha, tal substância fornece-lhe um odor desagradável. Assinale a opção que indica a fórmula molecular CORRETA desse composto.
  13. 13. ENEM 2014
    A liberação dos gases clorofluorcarbonos (CFCs) na atmosfera pode provocar depleção de ozônio (O3) na estratosfera. O ozônio estratosférico é responsável por absorver parte da radiação ultravioleta emitida pelo Sol, a qual é nociva aos seres vivos. Esse processo, na camada de ozônio, é ilustrado simplificadamente na figura. Quimicamente, a destruição do ozônio na atmosfera por gases CFCs é decorrência da
  14. 14. UEPA
    A nomenclatura IUPAC dos compostos abaixo é:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login