Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Reações de Eliminação

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Reações de Eliminação dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    Observe a reação orgânica abaixo: Essa reação pode ser classificada como uma reação de:
  2. 2. UFF 2010
    O álcool etílico pode ser encontrado tanto em bebidas alcoólicas quanto em produtos de uso doméstico e tem a seguinte estrutura química: A diferença entre esses produtos comerciais está na concentração do etanol. Enquanto uma latinha de cerveja possui cerca de 6% do álcool, um litro do produto doméstico possui cerca de 96%, ou seja, uma concentração muito maior. Caso a energia acumulada, pelo consumo exagerado de algumas bebidas alcoólicas, não seja gasta, pode resultar, então, na famosa "barriga de cerveja". O álcool altera o funcionamento normal do metabolismo. Em relação aos álcoois, é correto afirmar que:
  3. 3. UNIMONTES 2011
    O eteno ou etileno e matéria-prima para produção do polímero polietileno, o qual é usado na fabricação de garrafas flexíveis, filmes, folhas e isolantes para fios elétricos. As alternativas a seguir apresentam, de forma simplificada, sugestões de como preparar o eteno. Sendo assim, a reação que poderá levar ao produto desejado é:
  4. 4. ENEM 2011
    A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos. Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas. Partindo do ácido cólico representado na figura, ocorre a formação dos ácidos glicocólico e taurocólico; o prefixo glico- significa a presença de um resíduo do aminoácido glicina e o prefixo tauro-, do aminoácido taurina. A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo  
  5. 5. UFPE
    Álcoois não são utilizados somente como combustíveis, mas também na produção de derivados do petróleo, como, por exemplo, alquenos. Qual dos álcoois abaixo produzirá propeno a partir da desidratação em meio ácido?
  6. 6.
    Quando o 2-bromopentano sofre reação de eliminação, os produtos A e B, abaixo, podem ser formados: Com base nessa informação, analise as proposições a seguir. (   ) O produto B é o majoritário, de acordo com a regra de Saytzeff. (   ) Os produtos A e B são trans e cis, respectivamente. (   ) O composto de partida é um haleto orgânico que possui um centro assimétrico. (   ) Os produtos A e B são isômeros de posição. (   ) O subproduto desta reação é o bromo (Br2).
  7. 7. UESPI 2012
    Até meados do século XIX, as cirurgias eram realizadas sem anestesia. Só em 1846, um dentista de Boston, William Morton, conseguiu demonstrar que o éter (etoxietano) podia ser usado para induzir a narcose, uma inconsciência temporária, durante procedimentos cirúrgicos. O etoxietano pode ser obtido pela:
  8. 8. UNIFOR-CE
    Considere o esquema abaixo, que representa reações químicas de desidratação. Os produtos X e Y devem ser, respectivamente:
  9. 9. FEI-SP
    É possível preparar etileno e éter etílico, a partir do álcool etílico, de acordo com o esquema: Álcool Etílico → Etileno + Substância X Álcool Etílico → Éter Etílico + Substância Y As substâncias X e Y representam, respectivamente:
  10. 10. CESGRANRIO
    Da mistura de etanol, 2-propanol e ácido sulfúrico aquecida podem ser destilados:
  11. 11. Stoodi
    Os ácidos carboxílicos podem sofrer reação de eliminação de água e consequente formação de compostos conhecidos como anidridos. O anidrido succínico, composto bastante utilizado em indústrias e laboratórios químicos, possui estrutura como representado abaixo: Qual dos ácidos carboxílicos podem, por desidratação, gerar o anidrido succínico?
  12. 12. UFRGS 2005
    Considere a reação e o texto que a segue. O terc-butanol (composto 1), quando aquecido na presença de um catalisador ........... Ieva através de uma reação típica de ............ à formação do isobutileno (composto 2), cujo nome IUPAC é ............. . Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto, na ordem em que aparecem.
  13. 13. MACKENZIE 2015
    Os peptídeos são biomoléculas formadas pela união de dois ou mais aminoácidos por meio de ligações peptídicas, estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido, e um grupo carboxila de outro aminoácido com a liberação de uma molécula de água. Essas ligações pertencem ao grupo funcional amida. A estrutura química acima representa um peptídeo formado exclusivamente por aminoácidos. Assim, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, à quantidade de aminoácidos presentes nessa estrutura e à quantidade de moléculas de agua que foram liberadas na formação desse peptídeo
  14. 14. UFPA
    Segundo a regra de Saytzef, estão na ordem decrescente de estabilidade:
  15. 15. FUVEST 2016
    Fenol e metanal (aldeído fórmico), em presença de um catalisador, reagem formando um polímero que apresenta alta resistência térmica. No início desse processo, pode se formar um composto com um grupo – CH2OH ligado no carbono 2 ou no carbono 4 do anel aromático. O esquema a seguir apresenta as duas etapas iniciais do processo de polimerização para a reação no carbono 2 do fenol. Considere que, na próxima etapa desse processo de polimerização, a reação com o metanal ocorra no átomo de carbono 4 de um dos anéis de . Assim, no esquema A e B podem ser, respectivamente,
  16. 16. FUVEST 2017
    A dopamina é um neurotransmissor importante em processos cerebrais. Uma das etapas de sua produção no organismo humano é a descarboxilação enzimática da L-Dopa, como  esquematizado: Sendo assim, a fórmula estrutural da dopamina é:
  17. 17. MACKENZIE 2014
    Vários compostos orgânicos podem apresentar mais de um grupo funcional. Dessa forma, são classificados como compostos orgânicos de função mista. Os carboidratos e ácidos carboxílicos hidroxilados são exemplos desses compostos orgânicos, como ilustrado abaixo. Tais compostos em condições adequadas podem sofrer reações de ciclização intramolecular. Assim, assinale a alternativa que representa, respectivamente, as estruturas dos compostos anteriormente citados, após uma reação de ciclização intramolecular.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login