Exercícios de Tabela Periódica

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tabela Periódica dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Química com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    Cerca de 75% dos elementos presentes na tabela periódica são metais. Identifique dentre as alternativas aquela que apresenta as características dos metais.
  2. 2. UTFPR
    Nas tabelas periódicas atuais, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de:
  3. 3. Stoodi
    Marque a alternativa que apresenta três elementos químicos com propriedades semelhantes.
  4. 4. UCS 2012
    Qualquer metal pode ser definido como um elemento químico composto de átomos com caráter metálico, que apresenta boa condutividade elétrica e calorífica. Relacione as aplicações de átomos metálicos, apresentadas na COLUNA A, aos metais a elas correspondentes, listados na COLUNA B. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
  5. 5. MACKENZIE 2002
    Na tabela acima estão numeradas, de I a V, os principais minérios de alguns metais. O chumbo, o zinco e o estanho são obtidos, respectivamente, pela redução dos minérios:
  6. 6. Stoodi
    Ao observarmos a tabela periódica identificamos linhas e colunas. Estas linhas e colunas representam, respectivamente:
  7. 7. FUVEST 2014
    Observe a posição do elemento químico ródio (Rh) na Tabela periódica. Assinale a alternativa correta a respeito do ródio.
  8. 8. Stoodi
    Um átomo de cloro apresenta a seguinte distribuição eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 De acordo com essa distribuição, o cloro é classificado como
  9. 9. PUC-MG 2015
    Um elemento químico cuja distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 está presente em diversos utensílios domésticos. Sobre esse elemento químico, são feitas as afirmações a seguir. I. Encontra-se no terceiro período da tabela periódica. II. E classificado como ametaI. III. Tem tendência a formar ligações iônicas com metais. IV. Possui 3 elétrons na camada de valência. São CORRETAS as afirmações:
  10. 10. UNESP 2014
    Água coletada em Fukushima em 2013 revela radioatividade recorde A empresa responsável pela operação da usina nuclear de Fukushima, Tokyo Electric Power (Tepco), informou que as amostras de água coletadas na central em julho de 2013 continham um nível recorde de radioatividade, cinco vezes maior que o detectado originalmente. A Tepco explicou que uma nova medição revelou que o líquido, coletado de um poço de observação entre os reatores 1 e 2 da fábrica, continha nível recorde do isótopo radioativo estrôncio-90. (www.folha.uol.com.br. Adaptado.) "O estrôncio, por apresentar comportamento químico semelhante ao do cálcio, pode substituir este nos dentes e nos ossos dos seres humanos. No caso do isótopo Sr-90, radioativo, essa substituição pode ser prejudicial à saúde. Considere os números atômicos do Sr = 38 e do Ca = 20. É correto afirmar que a semelhança de comportamento químico entre o cálcio e o estrôncio ocorre porque
  11. 11. UERJ
    Em uma das primeiras classificações periódicas, os elementos químicos eram organizados em grupos de três, denominados tríades. Os elementos de cada tríade apresentam propriedades químicas semelhantes, e a massa atômica do elemento central equivale aproximadamente à média aritmética das massas atômicas dos outros dois. Observe as tríades a seguir Com base nos critérios desta classificação, a letra X corresponde ao seguinte elemento químico:
  12. 12. Stoodi
    Os elementos da tabela periódica estão divididos em quatro grandes blocos: s, p, d e f. Considerando apenas esta informação, assinale a alternativa que relaciona de maneira correta os elementos e os blocos.
  13. 13. UNESP 2016
    O ano de 2015 foi eleito como o Ano Internacional da Luz, devido à importância da luz para o Universo e para a humanidade. A iluminação artificial, que garantiu a iluminação noturna, impactou diretamente a qualidade de vida do homem e o desenvolvimento da civilização. A geração de luz em uma lâmpada incandescente se deve ao aquecimento de seu filamento de tungstênio provocado pela passagem de corrente elétrica, envolvendo temperatura ao redor de 3000 °C. Algumas informações e propriedades do isótopo estável do tungstênio estão apresentadas na tabela. A partir das informações contidas na tabela, é correto afirmar que o átomo neutro de tungstênio possui
  14. 14. FUVEST 2016
    Para que um planeta abrigue vida nas formas que conhecemos, ele deve apresentar gravidade adequada, campo magnético e água no estado líquido. Além dos elementos químicos presentes na água, outros também são necessários. A detecção de certas substâncias em um planeta pode indicar a presença dos elementos químicos necessários à vida. Observações astronômicas de cinco planetas de fora do sistema solar indicaram, neles, a presença de diferentes substâncias, conforme o quadro a seguir: Considerando as substâncias detectadas nesses cinco planetas, aquele em que há quatro elementos químicos necessários para que possa se desenvolver vida semelhante à da Terra é
  15. 15. FMJU 2014
    Platina rende oito vezes mais em células a combustível As células de combustível produzem eletricidade submetendo o hidrogênio e o oxigênio a uma reação catalítica, na qual ocatalisador é a platina. O melhor efeito é conseguido fazendo os gases fluírem através de uma película de platina, mas isso requer quantidades enormes do metal. Por isso, as células a combustível modernas são feitas com nanopartículas de platina. O que os pesquisadores demonstraram agora é que essas nanopartículas podem ser usadas de forma muito mais eficientese forem dispostas de forma precisa, controlando-se a distância entre cada nanopartícula individual. As células a combustível comercializadas hoje produzem cerca de 1 ampere para cada miligrama de platina. Os pesquisadores conseguiram produzir 8 amperes com o mesmo miligrama do metal.   (www.inovacaotecnologica.com.br) O número de elétrons presente em cada um dos átomos que constituem o metal platina é
  16. 16. UESPI
    Os cloratos são agentes oxidantes úteis. O clorato de potássio, KClO3, por exemplo, é usado como fonte de oxigênio em fogos de artifício e em fósforos. Os elementos que o constituem, na ordem indicada na fórmula acima, pertencem às famílias dos:
  17. 17. Stoodi
    A configuração eletrônica do último nível quando terminada em ns² np³ indica que trata-se de um elemento
  18. 18. IFSC 2015
    Os humanos já se envolveram em violentas batalhas pela posse de substâncias químicas. Ouro, prata ou petróleo levaram nações a se enfrentarem por séculos. E, se não tomarmos cuidado, outra molécula, aparentemente inofensiva, será o centro da próxima disputa mundial. A disputa pela água, certamente causará conflitos armados. Grandes rios explorados na nascente levando menos água ou poluentes para outro país será um problema bastante difícil se não forem selados bons acordos entre os países. Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/os-atomos-que-mudaram-o-mundo. Acesso: 13 ago. 2014. Assinale a alternativa CORRETA.
  19. 19. UNESP 2016
    O ano de 2015 foi eleito como o Ano Internacional da Luz, devido à importância da luz para o Universo e para a humanidade. A iluminação artificial, que garantiu a iluminação noturna, impactou diretamente a qualidade de vida do homem e o desenvolvimento da civilização. A geração de luz em uma lâmpada incandescente se deve ao aquecimento de seu filamento de tungstênio provocado pela passagem de corrente elétrica, envolvendo temperatura ao redor de 3000 °C. Algumas informações e propriedades do isótopo estável do tungstênio estão apresentadas na tabela. A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar que a propriedade que justifica adequadamente o uso do tungstênio em lâmpadas incandescentes é:
  20. 20. IFSP
    Na cIassificação periódica, o período e grupo ou família em que o elemento químico de configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p4  está localizado são, respectivamente:
  21. 21. FUVEST
    Um aluno estava analisando a Tabela Periódica e encontrou vários conjuntos de três elementos químicos que apresentavam propriedades semelhantes. Assinale a alternativa na qual os conjuntos de três elementos ou substâncias elementares estão corretamente associados às propriedades indicadas no quadro abaixo.
  22. 22. ENEM - 2A APLICACAO 2016
    O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos. FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA. I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antrupogênios. Química Nova na Escola, n. 1. 1996 (adaptado). Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de  moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo. Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?
  23. 23. UFPB
    Atividade física intensa e prolongada de um atleta provoca perdas de sais minerais que são importantes para o equilíbrio orgânico (equilíbrio hidroeletrolítico). Substâncias minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, regulam a maioria das funções de contração muscular. Disponível em: . Acesso em: 05 jul. 2010. (Adaptado) Considerando as substâncias citadas, identifique as afirmativas corretas: (    ) Sódio e magnésio são metais de transição. (    ) Potássio e cálcio são elementos representativos. (    ) O cátion sódio tem configuração eletrônica semelhante à de um gás nobre. (    ) Sódio e magnésio pertencem a um mesmo período da classificação periódica. (    ) Magnésio e cálcio pertencem a um mesmo grupo da classificação periódica.
  24. 24. FUVEST 2016
    O fleróvio  é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir: Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio-289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir: Considere as seguintes afirmações: I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico. II. Na formação do fleróvio-288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio-289, são liberados 3 prótons. III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes. É correto o que se afirma apenas em  
  25. 25. UNESP
    A tabela periódica é uma notável realização da ciência. Ela ajuda a organizar o que de outra forma seria um arranjo confuso dos elementos e de suas propriedades. A base da classificação periódica atual é a tabela do químico russo Mendeleev, proposta em 1869, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos. Analisando a classificação periódica, mesmo sem conhecer todos os elementos que ela apresenta, é possível afirmar que
  26. 26. UERJ 2014
    Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo de qualquer elemento químico consiste em relacionar seu número de prótons com seu número de nêutrons em um gráfico denominado diagrama de estabilidade, mostrado a seguir. São considerados estáveis os átomos cuja interseção entre o número de prótons e o de nêutrons se encontra dentro da zona de estabilidade mostrada no gráfico. Verifica-se, com base no diagrama, que o menor número de massa de um isótopo estável de um metal é igual a:
  27. 27. ENEM - 2A APLICACAO 2016
    O petróleo é um tipo de combustível fóssil, de origem animal e vegetal, constituído principalmente por hidrocarbonetos. Em desastres de derramamento de petróleo, vários métodos são usados para a limpeza das áreas afetadas. Um deles é a biodegradação por populações naturais de microrganismos que utilizam o petróleo como fonte de nutrientes. O quadro mostra a composição química média das células desses microrganismos. Para uma efetiva biodegradação, a região afetada deve ser suplementada com
  28. 28. FUVEST 2015
    Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”.  Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da
  29. 29. UNICAMP 2013
    Na década de 1970, a imprensa veiculava uma propaganda sobre um fertilizante que dizia: “contém N, P, K, mais enxofre.” Pode-se afirmar que o fertilizante em questão continha em sua formulação, respectivamente, os elementos químicos
  30. 30. ETEC 2016
    Os fertilizantes podem ser definidos como qualquer material orgânico ou inorgânico (mineral), de origem natural ou sintética, que é adicionado ao solo com vistas ao suprimento de certos elementos essenciais ao crescimento vegetal. Os fertilizantes são empregados, predominantemente, na forma sólida, contudo, podem ser aplicados também na forma de soluções ou suspensões. Os fertilizantes mais usados são do tipo NPK, fontes de nitrogênio, fósforo e potássio, elementos essenciais às plantas. A tabela apresenta possíveis compostos usados nos fertilizantes do tipo NPK. Acesso em: 28.08.2015. Adaptado. Analisando os compostos mais utilizados como fertilizantes fosfatados, os elementos químicos que estão presentes em todos eles são
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login