Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Teoria Atômico Molecular dos maiores vestibulares do Brasil.

ENEM 2012

Aspartame é um edulcorante artificial (adoçante dietético) que apresenta potencial adoçante 200 vezes maior que o açúcar comum, permitindo seu uso em pequenas quantidades. Muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes diet, tem valor energético que corresponde a 4 calorias/grama. É contraindicado a portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. O IDA (índice diário aceitável) desse adoçante é 40 mg/kg de massa corpórea. Disponível em: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com. Acesso em: 27 fev. 2012. Com base nas informações do texto, a quantidade máxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70 kg de massa corporal pode ingerir por dia é mais próxima de Dado: massa molar do aspartame = 294 g/mol

UNICAMP 2012

O corpo humano é composto majoritariamente por água, cuja porcentagem, em massa, pode variar entre 80%, quando se nasce, e 50%, quando se morre, ou seja, perde-se água enquanto se envelhece. Considere que, aos 3 anos de idade, 75% do corpo humano é água, e que todo o oxigênio do corpo humano seja o da água aí presente. Nesse caso, pode-se afirmar que a  proporção em massa de oxigênio no corpo é de aproximadamente

UEL-PR 1997

Quantas vezes a massa da molécula de glicose, C6H12O6, é maior que a da molécula de água, H2O?  (Dados massas atômicas: C = 12 u, H = 1 u, O = 16 u)

FAMERP 2020

O óxido de propileno é uma substância utilizada na produção de polímeros, como o poliuretano. Sua fórmula estrutural está representada a seguir. Dados: H = 1; C = 12; O = 16 A massa molar dessa substância é

UNESP 1995

Na natureza, de cada 5 átomos de boro, 1 tem massa atômica igual a 10 u (unidades de massa atômica) e 4 têm massa atômica igual a 11u. Com base nestes dados, a massa atômica média do boro, expressa em u é igual a:

MACKENZIE-SP 2006

O número de moléculas de sacarose, presente numa embalagem que contém 5,7 g desse açúcar, é igual a: Dados: massa molar da sacarose = 342 g/mol; constante de Avogadro = 6 . 1023 mol–1.

FUVEST

Em uma amostra de 1,15 g de sódio, o número de átomos existentes será igual a: Dados: massa molar do Na = 23 g/mol; constante de Avogadro = 6 .1023/mol.

UFRGS 2017