Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Fórmulas Químicas

Voltar para exercícios de Química

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Fórmulas Químicas dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. G1 - CPS 2015
    Nas Artes Plásticas, a Química tem um papel fundamental, como o uso de polímeros naturais e sintéticos, presentes em materiais plásticos e em técnicas de pintura. Um exemplo de polímero natural é a celulose, utilizada na confecção de telas. Esse polímero é formado pela união de moléculas de glicose. Na imagem, temos representada uma molécula de glicose, cuja formula molecular é
  2. 2. UEMA 2015
    Leia a frase que representa um dos efeitos do café.  As pessoas [...] nunca devem tomar café depois do almoço, faz com que percam o sono a tarde Fonte: COOPER, JiIIy. Propriedades do Café. Disponível em: . Acesso em: 24 jul. 2014. O efeito do café, apresentado no texto, é causado pelas substâncias solúveis nele contidas, dentre as quais, destaca-se a cafeína, um alcaIoide do grupo das xantinas de fórmula química C8H10H4O2 que, na literatura, é classificada como fórmula
  3. 3. G1 - CFTMG 2015
    O modelo tridimensional a seguir representa uma molécula de um álcool chamado etanol. De acordo com esta representação, a molécula do etanol é composta por
    Os alcinos – também conhecidos como alquinos – são compostos orgânicos que apresentam ligações triplas entre átomos de carbono. Considerando os alcinos C2H2, C3H4 e C4H6, indique a fórmula mínima dos mesmos.
  5. 5. FEQ - CE
    A análise química de uma amostra revela a seguinte relação entre os elementos químicos formadores da substância: 0,25 mol de H, 0,25 mol de S e 1,0 mol de O. Pode-se concluir que a fórmula mínima da substância é:
  6. 6. MACKENZIE 2016
    O ácido acetilsalicílico é um medicamento muito comum e muito utilizado em todo o mundo possuindo massa molar de 180 g.mol-1. Sabendo que a sua composição centesimal é igual a 60% de carbono, 35,55% de oxigênio e 4,45% de hidrogênio, é correto afirmar que a sua fórmula molecular é Dados: massas molares (g.mol-1): H = 1, C = 12 e O = 16
  7. 7. UEG 2011
    A tabela abaixo representa os porcentuais dos elementos químicos presentes em um composto de fórmula molecular C16H21NXOY De acordo com as informações acima, os valores de x e y são, respectivamente,
  8. 8. UERJ 2014
    Uma substância orgânica possui a seguinte composição percentual em massa: Observe outras características dessa substância: - a razão entre o número de átomos de sua fórmula molecular e de sua fórmula mínima é igual a 2; - o cátion liberado na sua ionização em água é o H+. A substância descrita é denominada:
    Composto ativo presente na "pílula do câncer", a fosfoetanolamina é produzida naturalmente pelo organismo de mamíferos e é precursora fosfatidilcolina e fosfatidiletanolamina, substâncias estas envolvidas na síntese de fosfolipídeos de membranas celulares. A primeira relação deste composto com o câncer data de 1936 quando foi isolada de tumores malignos de bovinos. A análise elementar da fosfoetanolamina revelou a presença de carbono, nitrogênio, hidrogênio, fósforo e oxigênio, nas seguintes quantidades percentuais: C = 17,0% H = 5,60% N = 9,93% P = 21,98% De acordo com os dados, a fórmula mínima da fosfoetanolamina é:
  10. 10. UECE 2014
    Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, os radicais ligantes ou a natureza das ligações. Essas características agrupam os compostos por semelhança que formam, assim. as funções orgânicas. Duas substancias orgânicas. X e Z. apresentam as seguintes características: As fórmulas estruturais corretas de X e Z são, respectivamente:
  11. 11. VUNESP
    A análise química da vitamina C (ácido ascórbico) mostrou a seguinte composição percentual em massa: 40,9% de C; 4,57% de H e 54% de O. Dados: massas molares em g/mol: H = 1;C = 12; O = 16 A fórmula empírica do ácido ascórbico é:
  12. 12. UFRGS 2013
    A análise elementar de um hidrocarboneto mostrou que ele é composto por 20% de hidrogênio e 80% de carbono. O composto abaixo que apresenta essa composição é o
  13. 13. UEL 2015
    Por meio da combustão, é possível determinar a fórmula molecular de uma substância química, o que é considerado um dos grandes avanços da química moderna. Mais de 80 milhões de substânciasjá foram registradas, sendo a maioria substâncias orgânicas, o que e' explicado pela capacidade do átomo de carbono de se ligar a quase todos os elementos. Em um experimento de combustão, um composto orgânico é queimado e os produtos formados, CO2 e H2O liberados, são coletados em dispositivos absorventes. Considere que a queima de 14,7g de um composto orgânico (CxHy) gasoso puro que ocupa 8L a 1atm e 300K com comportamento ideal produza aproximadamente 24g de H2O e 44g de CO2. Dado: R=0,08 atm L / K Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a fórmula molecular desse composto orgânico.
  14. 14. PUC-PR 2010