Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de A Cara do Brasil dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Sociologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UNIOESTE 2016

    Para Gilberto Freire, a família, não o indivíduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comércio, é, desde o século XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a força social que se desdobra em política, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da América. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Os senados de Câmara, expressões desse familismo político, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o próprio imperialismo ou, antes, parasitismo econômico, que procura estender do reino às colônias os seus tentáculos absorventes (Gilberto Freire. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio. 1994, p. 19).  Assinale a afirmativa CORRETA.

  2. 2

    ENEM 2016

    O número de filhos por casal diminui rapidamente. Para a maioria do economistas, isso representa um alerta para o futuro. Uma consequência socioeconômica para os países que vivenciam o fenômeno demográfico ilustrado é a diminuição da

  3. 3

    UFU 2015

     A questão da demarcação de terras indígenas tem ao longo do tempo suscitado diversos conflitos. Mais recentemente, observou-se a possibilidade de modificar os critérios de demarcação, pois, conforme seus críticos, os regulamentos vigentes possibilitariam a ação de “indígenas civilizados”, ou seja, aqueles que supostamente teriam perdido sua identidade indígena, e que agora a reivindicavam com o intuito de obter terras. No centro deste debate, encontra-se a definição do que é ser indígena, enfim, a definição dos critérios definidores de uma etnia. Para os estudos antropológicos atuais, define-se uma etnia por meio da

  4. 4

    UPE 2014

    O Jornal do Commercio publicou, no Caderno Brasil, do dia 30 de julho de 2013, o resultado da pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Humano no país. Este considera os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais que influenciam na qualidade de vida da população e se tornam importantes para refletir sobre as desigualdades sociais no país. As figuras a seguir mostram o comportamento do IDH do Brasil e do IDH municipal de Pernambuco. Com base nelas e no conhecimento sobre desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

  5. 5

    UEL 2007

    O processo de desenvolvimento social e político no Brasil do século XX pode ser observado nas transformações no mundo rural e urbano. Observe os dados da tabela a seguir. De acordo com os dados e os conhecimentos sobre política no Brasil, é correto afirmar:

  6. 6

    UEL 2014

    Leia o texto a seguir. Por Nossa Senhora, meu sertão querido Vivo arrependido por ter te deixado Esta nova vida aqui na cidade De tanta saudades, eu tenho chorado Aqui tem alguém, diz que me quer bem Mas não me convém, eu tenho pensado Eu fico com pena, mas essa morena Não sabe o sistema que eu fui criado Tô aqui cantando, de longe escutando Alguém está chorando com o rádio ligado (Adaptado de: Belmonte e Goiá. Saudades da Minha Terra.) Com base no texto e nos conhecimentos socioantropológicos acerca das identidades culturais, considere as afirmativas a seguir. I. Por serem construções individuais, as identidades se dissolvem e desaparecem em contextos socioespaciais diferentes. II. A resistência do homem do campo à cidade está ligada às dificuldades que enfrenta para conviver em espaços onde existem instituições a serem seguidas. III. A dinâmica social da cidade é mais fluida, sendo, contudo, insuficiente para suprimir a memória coletiva do migrante. IV. O deslocamento do homem rural para as cidades exige a reelaboração de normas e valores de comportamento. Assinale a alternativa correta.

  7. 7

    UNESP 2014

    Tradição de pensamento ético fundada pelos ingleses Jeremy Bhentam e John Stuart Mill, o utilitarismo almeja muito simplesmente o bem comum, procurando eficiência: servirá aos propósitos morais a decisão que diminuir o sofrimento ou aumentar a felicidade geral da sociedade. No caso da situação dos povos nativos brasileiros, já se destinou às reservas indígenas uma extensão de terra equivalente a 13% do território nacional, quase o dobro do espaço destinado à agricultura, de 7%. Mas a mortalidade infantil entre a população indígena é o dobro da média nacional e, em algumas etnias, 90% dos integrantes dependem de cestas básicas para sobreviver. Este é um ponto em que o cômputo utilitarista de prejuízos e benefícios viria a calhar: a felicidade dos índios não é proporcional à extensão de terra que lhes é dado ocupar. (Veja, 25.10.2013. Adaptado.) A aplicação sugerida da ética utilitarista para a população indígena brasileira é baseada em

  8. 8

    UNCISAL 2012

    As pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas, pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) colocam Alagoas em situação crítica em termos de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A resposta a tal estado de coisas deve levar em consideração a complexidade do problema e a multiplicidade de fatores que favorecem a sua ocorrência. Ela não deve ser realizada a partir de ações isoladas, mas precisa ser imediata, efetiva e constante para que a situação seja revertida em médio prazo, afirmam os especialistas. Qual das opções abaixo apresenta um fator determinante para os baixos índices de desenvolvimento social de Alagoas.

  9. 9

    UEPG 2019

    Sobre os povos indígenas no Brasil, é correto afirmar:

  10. 10

    UEMG 2014

    MINAS GERAIS RETRATA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO BRASILEIRO  O Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) mostra a realidade complexa do País, dentro do estado de Minas. Reflexo de sua posição geográfica e características históricas, o estado se aproxima das regiões mais desenvolvidas do Brasil quando avaliados os dados colhidos em municípios do Sul, Centro e Triângulo Mineiro, mas se mantém com níveis preocupantes quando são consideradas as estatísticas das regiões Norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A ambiguidade nacional se repete na avaliação geral de Minas em comparação com os últimos anos. Se, por um lado, o estado avançou do patamar de médio para o de alto desenvolvimento, por outro, está na última colocação da Região Sudeste e fica atrás de todos os estados do Sul. A educação, apesar de registrar avanços na última década, continua sendo o setor mais atrasado tanto nos municípios mineiros como no País.(...)  (www.em.com.br . Acesso: 30/7/2013. Adaptado.) Marque a opção que sintetiza CORRETAMENTE as informações obtidas no texto:  

  11. 11

    UERJ 2016

    O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas.   Geograficamente, o desenvolvimento humano no Brasil apresenta mudanças decorrentes dos seguintes fatores principais:   

  12. 12

    UPE - SSA 2 2017

    Leia a tirinha de Mafalda a seguir: Ela apresenta um grupo social responsável pela socialização dos mais jovens. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica desse conceito sociológico.         

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos