Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Émile Durkheim

Voltar para exercícios de Sociologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Émile Durkheim dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Sociologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UEL 2007
    Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante”. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs, prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:
  2. 2. IFSP 2011
    Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo Emile Durkheim.
  3. 3. UEL 2011
    Leia o texto a seguir.     De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de autoimagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”. (Adaptado: “As mulheres estão famintas, mas têm medo da comida”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 ago. 2010, Saúde. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2010). Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar:
  4. 4. UFU 2009
    Segundo Durkheim, o crime é um fato social presente em toda sociedade. Para esse autor, nem todo o crime é anômico, mas apenas aquele que corresponde a uma crise de coesão social. De acordo com essas informações, marque a alternativa correta sobre anomia em Durkheim.
  5. 5. UEL 2009
    Leia o texto a seguir. “Tribunais do crime” mataram ao menos 9 [...] Os ‘tribunais’ [do crime] são ‘julgamentos’ comandados por um presidiário do PCC que assume o papel de ‘juiz’ para determinar, por meio de um celular, a morte ou não de uma pessoa – seja ela ligada ou não ao PCC. Escutas telefônicas mostram como funcionam os ‘tribunais do crime’: Pessoa 1: Alô [...] Pessoa 2: Então, é aquilo que eu falei lá! Se o cara quiser vir, pode arrancar esse moleque aí, pegar, matar, raspar e sair fora, que é para [ele] ficar esperto [...]. É essa a ideia: se quiser, é já para esticar o cerol [matar]. (Folha de São Paulo, 21 set. 2008. Caderno cotidiano, p. C – 4.) O texto retrata uma prática que tem se tornado comum em várias cidades brasileiras devido à existência de organizações criminosas ligadas, principalmente, ao tráfico de drogas. De acordo com a perspectiva teórica de Émile Durkheim, o texto expressa:
  6. 6. UEL 2005
    “A despeito de se viver na era dos direitos, são significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições sub-humanas a que são submetidas centenas de milhões de pessoas [...]. No Brasil, aí estão assassínios praticados por graúdos mandantes que se servem de pistoleiros profissionais, trabalho escravo, tráfico de mulheres, menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em pleno século XXI [...]. Pelo número de concepções, leis, tratados, etc., está-se na era dos direitos. No plano da efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de Lipovetsky [...], não se estaria na era do vazio [de direitos]?” [Situações sociais desse tipo são analisadas por alguns sociólogos a partir da consideração de que nos encontramos em] “uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento perderam a sua validade, [onde] a eficácia das normas está em perigo”. (Folha de São Paulo, São Paulo, 30 ago. 2004. p. A 3.) Assinale a alternativa que indica o conceito utilizado por Emile Durkheim (1858-1917) para definir uma “condição social” do tipo descrito no texto.
  7. 7. UNICENTRO 2011
    O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir meu pensamento, o sistema de moedas que emprego para pagar as minhas dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo nas minhas relações comerciais, as práticas seguidas na minha profissão, etc., etc., funcionam independentemente do uso que faço delas. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta a sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. José Albertino Rodrigues (Org.). Tradução Laura Natal Rodrigues. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1984. Nesse trecho, Durkheim trata, sobretudo,
  8. 8. UNICENTRO 2010
    Considerado o “Pai” da Sociologia Moderna, Émile Durkheim definiu que os Fatos Sociais constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. Segundo ele, fatos sociais são "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Dessa forma, não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. O sociólogo francês defende que os fatos sociais possuem três características básicas.
  9. 9. UNIOESTE 2013
    O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra As Regras do Método Sociológico, ocupou-se em estabelecer o objeto de estudo da sociologia. Entre as constatações de Durkheim, está a de que o fato social não pode ser definido pela sua generalidade no interior de uma sociedade. Nessa obra, Durkheim elabora um tratamento científico dos fatos sociais e cria uma base para a sociologia no interior de um conjunto coeso de disciplinas sociais, visando fornecer uma base racional e sistemática da sociedade civil. Sobre o significado do fato social para Durkheim, é correto afirmar que
  10. 10. UENP 2011
    Analise as proposições a seguir, que se referem ao pensamento de Durkheim. I. A divisão social do trabalho induz a substituição da solidariedade mecânica, que tem por fundamento a coesão social, pela solidariedade orgânica. II. A solidariedade mecânica é caracterizada pela cooperação entre indivíduos e grupos, segundo a correlação de suas funções sociais, enquanto a solidariedade orgânica tem por fundamento a adesão total do indivíduo ao grupo a que pertence. III. A mudança nos modelos de solidariedade que fundamentam as sociedades implica transformações nas estruturas sociais, inclusive nos seus fundamentos morais. Está(ão) correta(s) apenas a(s) proposição(ões):
  11. 11. Stoodi
    Durkheim se propôs a tarefa de realizar uma teoria da investigação sociológica. De fato, ele empreendeu tal tarefa. E foi o primeiro sociólogo que conseguiu atingir semelhante objetivo, em condições difíceis com um êxito que só pode ser contestado quando se toma uma posição diferente em face das condições, limites e ideais de explicação científica na sociologia. (FERNANDES, F. Fundamentos empíricos da explicação sociológica, p.77-78) Para que Durkheim atingisse o objetivo proposto, foi preciso
  12. 12. ENEM 2016
    A sociologia ainda não ultrapassou a era das construções e das sínteses filosóficas. Em vez de assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova. DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000. O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na
  13. 13. Stoodi
    Utilizando a sociologia de Durkheim para interpretar a tirinha acima, constata-se que comprar é um(a)
  14. 14. UEL 2014
    A cidade desempenha papel fundamental no pensamento de Émile Durkheim, tanto por exprimir o desenvolvimento das formas de integração quanto por intensificar a divisão do trabalho social a ela ligada. Com base nos conhecimentos acerca da divisão de trabalho social nesse autor, assinale a alternativa correta.
  15. 15. UEL 2010
    Leia o texto a seguir: A aluna Geisy Villa Nova Arruda, 20, não poderá mais frequentar o prédio em que estudava antes do dia 22 de outubro, quando foi perseguida, encurralada, xingada e ameaçada por cerca de 700 alunos, no campus de São Bernardo (de uma Universidade particular), alegadamente por causa do microvestido que trajava. (Adaptado de: Folha de São Paulo. (Universidade particular) decide “exilar” Geisy em outro prédio. Caderno cotidiano, C1, 11 nov. 2009.) A matéria refere-se ao recente episódio, de repercussão nacional na mídia e que teve como desfecho a readmissão da aluna à referida instituição, após o posicionamento da opinião pública. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Durkheim, é correto afirmar que o acontecimento citado revelou
  16. 16. UFLA 2014
    “As palavras da língua usual, tal como os conceitos que elas exprimem, são sempre ambíguas, e não só sua compreensão é tão pouco circunscrita que varia de um caso para o outro, conforme as necessidades de discurso, como também, uma vez que a classificação de que são produto não procede de uma análise metódica, mas apenas traduz as impressões confusas das pessoas, constantemente acontece que as categorias de fatos muito disparatados sejam reunidas indistintamente sob a mesma rubrica, ou que realidades de mesma natureza recebam nomes diferentes. Se, portanto, nos deixarmos guiar pela acepção geralmente aceita, corremos o risco de ignorar assim o verdadeiro parentesco das coisas e de nos enganarmos sobre sua natureza.” Fonte: DURKHEIM, Emile. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 1-2.   São interpretações corretas do texto de Durkheim citado acima, EXCETO:
  17. 17. UPE 2013
    O objeto de estudo de uma ciência é aquilo que ela estuda. Assim, o objeto de estudo da Sociologia é o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si, na vida em sociedade, em um determinado momento histórico. Como os fenômenos sociais sofrem modificações ao longo do tempo, os sociólogos possuem ideias diferentes acerca do objeto de estudo.   Sobre isso, qual das alternativas a seguir está CORRETA?
  18. 18. UNICENTRO 2010
    “[...] Cada sociedade, considera num momento determinado do seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe sobre o indivíduo como uma força geralmente irresistível. É inútil pensarmos que podemos criar os nossos filhos como queremos. Há costumes com os quais temos que nos conformar; se os infringimos, eles vingam-se em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não se encontrarão em condições de viver no meio dos seus contemporâneos, com os quais não estão em harmonia. Quer tenham sido criados com ideias muito arcaicas ou muito prematuras, não importa; tanto num caso como no outro, não são do seu tempo e, por conseguinte, não estão em condições de vida normal. Há pois, em cada momento do tempo, um tipo regulador de educação de que podemos desligar sem chocar com as vivas resistências que reprimem as veleidades das dissidências”. O fragmento acima foi escrito por qual autor clássico da Sociologia?
  19. 19. UNICENTRO 2011
    Para Durkheim, “as instituições são maneiras de fazer, de sentir e de pensar ‘cristalizadas’, quase constantes, socialmente coercitivas e distintivas de um grupo social dado...” e, ressaltando o caráter coercitivo das instituições e insistindo no fato de que elas só regulam efetivamente a conduta dos indivíduos com a condição de mobilizar sanções que asseguram a conformidade dessas condutas às normas, os durkheimianos foram levados a tomar a instituição como sinônimo de toda regulação social: tudo o que é social é institucional, já que tudo o que é social é coercitivo e a instituição é uma coerção socialmente eficaz. BOUDON, R.; BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p.301. (adaptado) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociologia clássica, assinale a alternativa correta.
  20. 20. UNICENTRO 2012
    Segundo Émile Durkheim, a solidariedade social estabelece os laços entre os membros e os grupos da sociedade. Distinguem-se dois tipos de solidariedade, a mecânica e a orgânica, que correspondem a dois tipos sociais e que se desenvolvem na razão inversa um do outro. Enquanto um tipo social regride regularmente, o outro progride. RODRIGUES, J. O. (org.) Durkheim. Sociologia. São Paulo: Ática, 1978, p. 85-96. (adaptado) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria de Émile Durkheim acerca dos tipos sociais e de solidariedade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) As normas do direito no tipo de sociedade de solidariedade orgânica regulam as diferentes funções do corpo social. ( ) No tipo social em que predomina a solidariedade mecânica, as consciências são desiguais e contraditórias pela acentuada divisão do trabalho. ( ) A passagem de um tipo de solidariedade para outro se realiza por meio de rupturas estruturais econômicas e políticas. ( ) Em sociedades em que há a preponderância da solidariedade orgânica, o meio profissional assume maior importância. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  21. 21. UNICENTRO 2013
    Com base nos conhecimentos sobre a posição metodológica de Émile Durkheim ao propor como objeto de estudo da Sociologia o fato social, assinale a alternativa correta.
  22. 22. UNICENTRO 2014
    Ao afirmar, na sua proposição fundamental, que “os fatos sociais devem ser tratados como coisas”, é verdadeiro afirmar que Émile Durkheim
  23. 23. UNIMONTES 2013
    Para Émile Durkheim (1858-1917), as instituições sociais expressam as representações que as sociedades têm e constroem sobre si mesmas, sobre seus membros, e sobre as coisas com as quais se estabelecem relações. Considerando essa afirmativa, analise as afirmativas abaixo, marcando V para verdadeiro ou F para falso. ( ) As instituições sociais, ao serem guardiãs das representações sociais, cumprem a função de organizar as práticas, pensamentos e sentidos da vida dos indivíduos em sociedade. ( ) A solidariedade assegura a integração dos indivíduos em sociedade, cuja intensidade se manifesta através da funcionalidade das instituições sociais, que são determinadas por força de valores e sentimentos coletivos. ( ) As instituições sociais referem-se às estruturas sociais que atuam estritamente sobre a dimensão da produção econômica e material na sociedade, graças à coação externa que se impõe a todos. ( ) As instituições sociais podem ser entendidas como um conjunto de regras e procedimentos orientados e definidos pelos indivíduos e têm suas origens nas manifestações das consciências individuais. A sequência CORRETA é:
  24. 24. UFU 2011
    De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como “coisas”. Considerando a frase acima, fato social:
  25. 25. UFU 2000
    Assinale a alternativa INCORRETA. Sobre o conceito de consciência coletiva em Durkheim, podemos afirmar que
  26. 26. UNIMONTES 2013
    Na sociedade, os laços que unem os membros entre si e ao próprio grupo constituem a solidariedade, a qual pode ser orgânica ou mecânica, de acordo com o tipo de sociedade cuja coesão procura garantir. É autor dessa proposição:
  27. 27. UNICENTRO 2012
    A relação indivíduo e sociedade é um dos eixos dos estudos sociológicos. Sobre esse assunto, um dos autores clássicos da Sociologia observa a primazia da sociedade e dos grupos sociais, que exercem determinado tipo de coerção sobre os indivíduos, fazendo-os assumir papéis sociais específicos em relação a determinados fenômenos particulares.   Trata-se, nesse caso, de
  28. 28. UNICENTRO 2010
    É a partir de Durkheim “que a Sociologia ganha um formato mais ‘técnico’, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma idéia e ganhou ‘status’ de ciência” (Sociologia / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 33).   Estabelecendo que a sociologia tem como seu principal objeto de estudo os fatos sociais, Durkheim atribuiu aos mesmos três características. Quais são elas?
  29. 29. UFFS 2011
    Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associa­ção, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser conside­rada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.     Qual foi esse autor?
  30. 30. UFMA 2008
    Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico o conceito de:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login