Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Questão 111 de 135

Exercícios de Émile Durkheim

Listagem de exercícios

UNICENTRO 2013

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) O positivismo inicia-se no século XIX com Auguste Comte, para quem a humanidade atravessa três etapas progressivas, indo da superstição religiosa à metafísica e à teologia, para chegar, finalmente, à ciência positiva, ponto final do progresso humano.

( ) Comte, herdeiro das ideias do filósofo inglês Thomas Hobbes, dirá que o homem não é sociável por natureza, mas sim por artifício. Sendo partidário de uma visão individualista e liberal, propõe o estudo científico da sociedade: assim como há uma física da Natureza, a sociologia deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências naturais.

( ) A concepção positivista não termina no século XIX com Comte, mas será uma das correntes mais poderosas e influentes nas ciências humanas em todo o século XX.

( ) A sociologia positivista, iniciada por Comte e desenvolvida como ciência pelo francês Emile Durkheim, estuda a sociedade como fato, afirmando que o fato social deve ser tratado como uma coisa, à qual são aplicados os procedimentos de análise e síntese criados pelas ciências naturais.

( ) O positivismo, herdeiro direto do cartesianismo, insiste no dualismo corpo-consciência, segundo o qual o homem é um ser duplo, composto de uma substância pensante e uma substância extensa. Assim como Descartes, o ponto de partida de Comte é converter a dúvida em método e, dessa forma, instituir o campo de atuação da sociologia: estudar a substância extensa enquanto fato social, isto é, do ponto de vista empírico.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login