UEAP 2013

Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social. Um fato social reconhece-se pelo poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos.
(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001).

 

Sobre coerção, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

 

I. Pode ser reconhecida através das sanções aplicadas caso haja violação de determinado fato social.
II. Traduz-se como uma reação direta da sociedade com relação à moral, às crenças, usos ou mesmo à moda.
III. É um produto da vida comum, resultante das consciências individuais, caracterizando-se como uma realidade sui generis.
IV. As normas de conduta ou de pensamento são, além de externas aos indivíduos, dotadas de poder coercitivo, porque se impõem aos indivíduos, independente de suas vontades.
V. A Coerção não necessita ser drástica; igualmente são eficazes o riso, a zombaria, o afastamento dos amigos, quando tal comportamento não constitui transgressões às leis, mas às convenções da sociedade.

 

Escolha uma das alternativas.